Avatar do usuário
Por melissa934
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#118874
“A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação''. Oscar Wilde, grande poeta irlandês, retrata nesta frase o poder do descontentamento no processo de ascensão de uma sociedade como um todo. Tal pensamento, porém, não pode ser associado ao Brasil, uma vez que, devido à falta de informação e a negligência escolar, o posicionamento assumido pelos brasileiros de plateia de sua própria história, ainda afeta o pleno desenvolvimento coletivo. Nesse sentido, a fim de combater o revés, compreender essas questões é fundamental.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o desconhecimento dos cidadãos é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Sob esse viés, o escritor uruguaio Eduardo Galeano, defende a ideia que, para modificar uma realidade, torna-se necessário, primeiramente, conhecer a mesma. No entanto, por mais que o conhecimento seja necessário para promover mudanças dentro de um contexto social, grande parte dos brasileiros não estão cientes sobre os seus direitos. Logo, por estarem alheios sobre a realidade em que estão inseridos, não questionarão o Estado, formando então, uma sociedade composta por cidadãos passivos.
É preciso, além disso, discutir a respeito da falha educacional e seu efeito. Nesse sentido, para o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, a escola é um espaço de formação crítica e que tem a função de formar cidadãos conscientes e capazes de transformar a realidade. Isso, todavia, não é observado na prática, visto que o estímulo necessário para que os alunos se tornem mais ativos socialmente, é negligenciado principalmente no meio escolar, uma vez que o próprio ambiente pedagógico tem uma certa censura perante as ideias dos estudantes. Assim, enquanto as escolas continuarem oprimindo os jovens, o protagonismo dos brasileiros continuará, infelizmente, distante.
Frente a tal problemática, faz-se urgente, pois, que as mídias – forte ferramenta de formação de opinião – criem campanhas, por meio de propagandas de conscientização, nas quais tenham o objetivo de esclarecer os cidadãos a respeito da importância de serem mais participativos na sociedade. Além disso, é imprescindível que as instituições escolares públicas e privadas promovam atividades e palestras com os alunos, a fim de estimular o protagonismo dos mesmos. Espera-se, com isso, que a sociedade se torne mais consciente e seja, finalmente, o personagem principal de sua própria história.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Casey12
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#118937
melissa934 escreveu:“A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação''. Oscar Wilde, grande poeta irlandês, retrata nesta frase o poder do descontentamento no processo de ascensão de uma sociedade como um todo. Tal pensamento, porém, não pode ser associado ao Brasil, uma vez que, devido à falta de informação e a negligência escolar, o posicionamento assumido pelos brasileiros de plateia de sua própria história, ainda afeta o pleno desenvolvimento coletivo. Nesse sentido, a fim de combater o revés, compreender essas questões é fundamental.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o desconhecimento dos cidadãos é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Sob esse viés, o escritor uruguaio Eduardo Galeano, defende a ideia que, para modificar uma realidade, torna-se necessário, primeiramente, conhecer a mesma. No entanto, por mais que o conhecimento seja necessário para promover mudanças dentro de um contexto social, grande parte dos brasileiros não estão cientes sobre os seus direitos. Logo, por estarem alheios sobre a realidade em que estão inseridos, não questionarão o Estado, formando então, uma sociedade composta por cidadãos passivos.
É preciso, além disso, discutir a respeito da falha educacional e seu efeito. Nesse sentido, para o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, a escola é um espaço de formação crítica e que tem a função de formar cidadãos conscientes e capazes de transformar a realidade. Isso, todavia, não é observado na prática, visto que o estímulo necessário para que os alunos se tornem mais ativos socialmente, é negligenciado principalmente no meio escolar, uma vez que o próprio ambiente pedagógico tem uma certa censura perante as ideias dos estudantes. Assim, enquanto as escolas continuarem oprimindo os jovens, o protagonismo dos brasileiros continuará, infelizmente, distante.
Frente a tal problemática, faz-se urgente, pois, que as mídias – forte ferramenta de formação de opinião – criem campanhas, por meio de propagandas de conscientização, nas quais tenham o objetivo de esclarecer os cidadãos a respeito da importância de serem mais participativos na sociedade. Além disso, é imprescindível que as instituições escolares públicas e privadas promovam atividades e palestras com os alunos, a fim de estimular o protagonismo dos mesmos. Espera-se, com isso, que a sociedade se torne mais consciente e seja, finalmente, o personagem principal de sua própria história.

Olá, tudo bem ? Sua redação está muito boa, então não tenho muito o que dizer, mas esse " é preciso " só segundo desenvolvimento não é necessário. Tem algunas vírgulas desnecessárias, você só precisa colocar um conetivo a cada final de período e não ficar completando com outros juntos. Outra teve repetição de conectivos "alem disso" tirando esses detalhes sua redação está ótima, principalmente na competência 3 que ao meu ver não tem nenhuma falha. Então você só precisa se atentar na C4 e C1
0
Avatar do usuário
Por Lauany25
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#118959
Boa noite concordo com as observações feitas por Casey12, porém em minha opinião houve algumas lacunas na argumentação, por isso dei 160 na C3. Por exemplo:
D1 "... grande parte dos brasileiros não estão cientes sobre os seus direitos."( E de que forma isso é notável na prática? Quais são esses direitos ?)
D2 "....uma vez que o próprio ambiente pedagógico tem uma certa censura perante as ideias dos estudantes. " ( E como isso acontece ? Através de quais comportamentos? Dos professores? Diretores?)

Bons estudos!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
107 Exibições
por Cerqueira
0 Respostas 
82 Exibições
por eves123
0 Respostas 
65 Exibições
por Vienna
0 Respostas 
114 Exibições
por Minkasu
0 Respostas 
923 Exibições
por anajujum
1 Respostas 
89 Exibições
por William2024
0 Respostas 
68 Exibições
por Amarelinha01
O poder transformador da História.
por Luzy    - In: Outros temas
0 Respostas 
37 Exibições
por Luzy
0 Respostas 
74 Exibições
por Juliaaluna99
0 Respostas 
74 Exibições
por Valdirene

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM