Em primeiro lugar, vale ressaltar que o desconhecimento dos cidadãos é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Sob esse viés, o escritor uruguaio Eduardo Galeano, defende a ideia que, para modificar uma realidade, torna-se necessário, primeiramente, conhecer a mesma. No entanto, por mais que o conhecimento seja necessário para promover mudanças dentro de um contexto social, grande parte dos brasileiros não estão cientes sobre os seus direitos. Logo, por estarem alheios sobre a realidade em que estão inseridos, não questionarão o Estado, formando então, uma sociedade composta por cidadãos passivos.
É preciso, além disso, discutir a respeito da falha educacional e seu efeito. Nesse sentido, para o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, a escola é um espaço de formação crítica e que tem a função de formar cidadãos conscientes e capazes de transformar a realidade. Isso, todavia, não é observado na prática, visto que o estímulo necessário para que os alunos se tornem mais ativos socialmente, é negligenciado principalmente no meio escolar, uma vez que o próprio ambiente pedagógico tem uma certa censura perante as ideias dos estudantes. Assim, enquanto as escolas continuarem oprimindo os jovens, o protagonismo dos brasileiros continuará, infelizmente, distante.
Frente a tal problemática, faz-se urgente, pois, que as mídias – forte ferramenta de formação de opinião – criem campanhas, por meio de propagandas de conscientização, nas quais tenham o objetivo de esclarecer os cidadãos a respeito da importância de serem mais participativos na sociedade. Além disso, é imprescindível que as instituições escolares públicas e privadas promovam atividades e palestras com os alunos, a fim de estimular o protagonismo dos mesmos. Espera-se, com isso, que a sociedade se torne mais consciente e seja, finalmente, o personagem principal de sua própria história.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.