Avatar do usuário
Por AlexandreDao
Quantidade de postagens
#126568
No Brasil contemporâneo, a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher é um assunto que não recebe a devida atenção. Isso se deve, sobretudo, à pouca atenção dada pelo governo a esta camada da população e também ao machismo estrutural que está intrínseco a décadas na história do país. Logo, há a necessidade de ações governamentais e da sociedade civil, visando ao enfrentamento dessa situação.
Sob esse viés, apenas no ano de 2023 foi sancionada a lei de equidade salarial pelo atual presidente Luiz Inácio. Contudo, o trabalho de cuidado é julgado por muitos como um subemprego, e por conseguinte, muitas das mulheres que trabalham neste tipo de emprego totalmente exaustivo costumam ganhar menos de um salário mínimo por não serem agraciadas com os direitos da carteira de trabalho. Dessa maneira, faz-se urgente a necessidade da ação do legislativo brasileiro na elaboração de leis que auxiliem principalmente esta injustiçada camada de trabalhadoras da população.
Ademais, a citação da filósofa Simone Bovoir ''Nenhuma mulher nasce mulher'', deixa implícito que aquilo que faz uma mulher não é o simples fato de nascer do sexo feminino, mas sim a sua luta diária contra o preconceito e o machismo. Entretanto, por mais quue se trate de um pensamento de décadas atrás, ele segue válido até os dias atuais, pois devido ao pensamento machista de que ''lugar de mulher é cuidando de casa'', grande parte das pessoas que tem um emprego domestico são mulheres. Desse nodo, fica evidente o papel que o machismo exerce em reforçar a invisibilidade dos trabalhos de cuidado realizados pelas mulheres.
Portanto, o Ministério da Educação, órgão responsável pela administração das redes de ensino no país, deve realizar palestras por meio da elaboração de um calendário palestral, com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância destas mulheres na sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
4 Respostas 
184 Exibições
por Nayanne
2 Respostas 
245 Exibições
por Vitao96
1 Respostas 
144 Exibições
por Let1cia19
1 Respostas 
147 Exibições
por Leoo6144
2 Respostas 
169 Exibições
por Leoo6144
0 Respostas 
113 Exibições
por eduznn
2 Respostas 
837 Exibições
por Theuzim99
0 Respostas 
61 Exibições
por pedroh0320
0 Respostas 
107 Exibições
por dannyalmeidw
+1000 REPERTÓRIOS PARA O ENEM 2023
por Katsmoking    - In: Grupo de Estudos
1 Respostas 
374 Exibições
por celinessz

No filme "Distrito 9", é […]

besourokafka , Lyh0610 DaviHudson lais458[…]

Na efervescência cotidiana de nossa vida, n&[…]

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM