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Por anaclaram10
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Karl Marx, sociólogo alemão, afirma que a desigualdade social é consequência de classes dominantes, que utilizam da miséria causada pelas diferenças políticas, culturais e econômicas entre a população para manter privilégios sobre a classe dominada. De maneira análoga, percebe-se que o etarismo na atualidade é resultado de um grupo considerado superior - jovens ou pessoas com menos de 60 anos - que passa a discriminar os mais velhos. Isso acontece, não só pelo preconceito enraizado na sociedade, como pela falta de acessibilidade para melhorar a qualidade de vida desses idosos. Logo, é preciso de medidas para combater o etarismo no cenário brasileiro.
Em primeira análise, verifica-se a importância em compreender que os estereótipos criados para incapacitar pessoas idosas é um dos entraves para solucionar o estigma. Nesse sentido, a saga de livros “Crepúsculo” retrata o medo da personagem principal, Bella Swan, em envelhecer, uma vez que estará “ultrapassada” para viver um romance. Diante disso, é notório a semelhança entre a obra literária e a visão dos jovens quanto à terceira idade, acreditando que não são mais ativos e capazes de ter novas experiências. Em síntese, é essencial a quebra desses estigmas para uma sociedade livre de discriminações.
Em segunda análise, outro fator a ser destacado é a ausência de estrutura para a promoção de idosos mais conectados socialmente, haja vista que são alvos de preconceitos e estereótipos, o fato de não possuírem um espaço ideal para realizar seus lazeres comuns é uma confirmação que são vistos como “inativos” pela sociedade. Sob essa ótica, o Estatuto do Idoso, lei que garante a proteção dos direitos de pessoas com idade, deve assegurar a prática da garantia à vida, à saúde, à liberdade e ao respeito. Sendo assim, a lacuna poderá ser preenchida com a inclusão dessa minoria.
Portanto, em virtude dos fatos mencionados, cabe ao Ministério dos Direitos Humanos desenvolver ações protetivas e reparadoras por meio da construção de ambientes adequados para receber pessoas idosas, bem como palestras educativas em locais de trabalho, escolas e praças públicas a fim de estimular o lazer da terceira idade e combater o preconceito ao mesmo tempo. Dessa forma, a ideia de desigualdade social proposta por Marx não será mais uma realidade no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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