Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), mais da metade dos municípios brasileiros não possuem planejamento e gerenciamentos de riscos, ou seja, em caso de desastre, essas cidades não possuem uma estrutura de prevenção ou remediação. Isso ocorre pela falta de vontade dos responsáveis, pois a maioria não toma iniciativa e os demais que procuram informar o problema em questão, não recebem a devida atenção. Vale ressaltar que a melhoria só ocorre a partir do interesse dos envolvidos.
Além disso, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais(Cemaden), o número de chuvas com quantidade demasiada de água esteve aumentando desde 1950. Por exemplo, há o Rio Grande do Sul, que em setembro e outubro de 2023 sofreu com terríveis enchentes, desestabilizando a população. Contudo, segundo o site Política por Inteiro, apenas 3,3% das propostas da Câmara relacionadas ao meio ambiente envolvem desastres ambientais, dentre eles enchentes. Portanto, comprova-se a falta de atenção relacionada a um tema importantíssimo.
Desse modo, denota-se que é essencial a prevenção e remedição contra tais tragédias. O Ministério do Meio Ambiente, junto ao IBGE e o Cemaden, devem criar projetos de lei que obriguem cada munícipio a realizar uma estrutura capaz de prever, conter e remediar esses desastres. Isso poderá ser feito priorizando impostos e recursos, junto ao monitoramento do Poder Executivo, a fim de diminuir e com o tempo, erradicar esses problemas, conhecidos como tragédias ambientais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.