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Por camipimenta
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Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social se ausenta de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea brasileira é o oposto ao que o autor prega, visto a recorrência de tragédias escolares no Brasil, que dificulta a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico expõe a necessidade de atuar de forma assertiva no tratamento de transtornos psicológicos e na redução da violência nas escolas, tornando fundamental a discussão desses aspectos a fim do pleno funcionamento educacional.
A princípio, evidencia-se o tratamento de transtornos psicológicos. Sob esse viés, o filme "Coringa" retrata como foi construída a vida do comediante Arthur Pleck, que tinha doenças mentais, até se tornar um vilão. Nessa construção, um dos principais pretextos foi a perda de um tratamento adequado à sua condição, afetando seu comportamento a ponto de torná-lo criminoso. Embora ficcional, pode-se estabelecer um paralelo entre a obra e a realidade brasileira, visto que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 86% dos brasileiros sofrem com transtornos mentais. Dessa forma, mostra-se a necessidade de ampliar tratamentos essenciais para a construção de um indivíduo saudável, de forma a evitar problemáticas futuras.
Além disso, é válido destacar que a redução da violência nas escolas também é um caminho para evitar tragédias. Segundo a filósofa Hannah Arendt "Quando uma atitude ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada". Em paralelo à realidade, os casos de violência muitas vezes passam despercebidos e vistos como algo normal das escolas, afetando frequentemente diversos adolescentes. Como os estudantes não vêem medidas punitivas, acabam fazendo-as com as próprias mãos. Dessa forma, fiscalizar e combater a violência é fundamental para que essas atitudes não aconteçam.
Portanto, é preciso soluções para que essas medidas sejam tomadas. Para tal fim, o Governo Federal deve oferecer mais psicólogos e fiscalizar mais a rotina dos estudantes, por meio da escola. Ambas ações com o intuito de, respectivamente, cuidar da saúde mental dos alunos e criar um ambiente escolar saudável. Desse modo, haverá o combate das tragédias e a coletividade se aproximará da Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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