Sob esse viés, observam-se as consequências dos impactos das novas tecnologias no mercado de trabalho do âmbito brasileiro. No filme americano "A Fantástica Fábrica de Chocolate", Charlie vê seu pai perder o emprego em decorrência da chegada de uma nova máquina tecnológica, que o substituiria em seu cargo de maneira mais rápida. Com isso, toda a família perde sua fonte de renda e passa por graves dificuldades financeiras, tendo a viver limitadamente e com alimentação altamente escassa. Paralelo à obra, famílias carentes no Brasil enfrentam dificuldades semelhantes, sofrendo impacto direto em sua saúde e segurança alimentar. Logo, faz-se necessária a atuação do Estado para que o aumento drástico do número de lares com sérios problemas financeiros seja impedido.
Ademais, a preferencialidade que as máquinas têm, quanto às funções trabalhistas, torna-se preocupante quando supera a humana. Conforme o filósofo Michael Foucalt, "A sociedade só considera o homem útil quando este está produzindo." Tal citação é aplicável a um cenário onde a mão de obra humana só poderia ser devidamente valorizada caso seus custos fossem completamente anulados, em uma sociedade que têm o lucro como principal preocupação.
Dessarte, é imprescindível a mudança de tal realidade. Assim, é dever do Estado, órgão diretamente responsável pelo bem-estar da família brasileira, disponibilizar trabalhos com garantia à camada mais necessitada, através de propostas de emprego pertinentes e alcançáveis. Para que o acesso à fonte de renda seja obtido, assim como a garantia de direitos básicos, como saúde e segurança alimentar. Outrossim, é necessário que empresas trabalhistas tenham maior conscientização quanto à priorização excessiva de máquinas e recursos modernos no ambiente de trabalho. Com isso, os ideais assegurados pela Constituição Federal poderão ser acessíveis de maneira igualitária a todos, inclusive à parcela sujeita a sofrer maior insuficiência financeira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.