A priori, faz-se notória a inoperância governamental como fator agravante do etarismo no Brasil. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em sua obra "As Cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge o seu ápice quando os direitos são homogeneamente desfrutados. Entretanto, a passividade do Estado distancia a população idosa dos direitos garantidos, a medida que ignora o cenário de vulnerabilidade presenciado por essa parcela social em detrimento de um viés capitalista, que direciona o enfoque aos indivíduos economicamente ativos, contribuindo para a invisibilidade dos idosos. Dessa forma, enquanto o Estado negligenciar suas responsabilidades, o problema pendurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados.
Por conseguinte, a população da terceira idade sofre com a determinação de estereótipos que subestimam suas capacidades. No filme “Castelo Animado”, produzido pelo Studio Ghibli, a feiticeira transforma a personagem Sophie em uma idosa com o intuito punitivo, retratando a velhice como limitação. Sob essa óptica, os idosos passam pelo processo de violência simbólica, conceituada por Bourdieu, a qual agride a honra e reconhecimento desse grupo perante a sociedade.
Segundo o médico neurologista Vitor Tumas, professor da USP, a taxa de depressão entre idosos se intensificou nos últimos anos, principalmente, pelo sentimento de inutilidade. Dessa forma, é imprescindível combater a imposição de estereótipos que invalidem essa minoria social, visto que é uma das causas principais da manutenção do problema.
Há, portanto, a urgência em solucionar a inercial problemática. Para isso, cabe ao Ministério do Desenvolvimento Social e ao Ministério da Educação, em parceria com prefeituras, promoverem a conscientização da população, mediante palestras e debates em escolas públicas de todos os municípios. Tal ação terá como finalidade o reconhecimento da contribuição e importância social dos idosos no país. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, será mitigada a cegueira moral que permeia essa questão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.