Com base nesse cenário, nota-se que a migração massiva repercute a crise de refugiados que são ameaçados pelos conflitos em seus territórios. Na verdade, quando localidades iniciam conflitos, seja por razões geográficas, políticas ou mesmo históricas, a população se vê desrespeitada e desvalorizada em meio a um contexto de desumanidade e luta por poder, conforme teorizado pelo filósofo Albert Camus. Desse modo, percebe-se que ocorre o deslocamento em massa uma vez que os indivíduos abandonam seus locais de origem em busca de sobrevivência e melhores condições de vida, como mostra um dado da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) sobre a guerra da Síria: mais de 13 milhões de pessoas fugiram do país em busca de refúgio em outros países vizinhos.
Além disso, as tensões nas comunidades de acolhimento reflete na manutenção da crise migratória. De fato, essas tensões acontecem por muitas vezes a sociedade que acolhem essas pessoas acreditam na ideia de que, com a chegada dos refugiados, poderão ameaçar oportunidades de emprego e prosperidade econômica, levando por vezes, o assassinato desses indivíduos que vem com uma visão de que conseguirão uma vida melhor (assim como o caso do jovem congolês Moïse Kabamgabe, que foi esfaqueado na Zona Leste de São Paulo onde trabalhava).
Portanto, percebe-se que os impactos da nova crise de refugiados ameaçados pelas guerras, exigem soluções imediatas. Para isso, urge que o Ministério das Relações Exteriores junto com o Ministério da Justiça e Direitos Humanos, amplie a verba destinada a órgãos acolhedores que visem garantir os direitos civis dos refugiados. Tal ação deve ser efetivada pela implantação de um Projeto de Segurança e Bem-Estar para Refugiados, de modo a articular, em conjunto, com campanhas de sensibilização e cooperação internacional para que possam informar sobre a valorização dos povos migrantes. Isso deve ser feito a fim de combater a repressão com os indivíduos e promover o respeito e a igualdade social. Afinal, o intuito é que a trágica história mostrada na obra "O Caçador de Pipas" não aconteça com nenhum refugiado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.