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Por Dayvini
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#119017
A Constituição Federal de 1988, têm garantias universais a todos que ela rege; o art. 5 inciso primeiro afirma que: “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.” Entretanto, o acesso a esse direito vem sendo negado quando ser trata do reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil. Desta forma, a causa dessa realidade se deve ao machismo e a inoperância estatal.

Primeiramente, vale ressalta que segundo Simone de Beauvoir “o homem é definido como ser humano e a mulher, como fêmea.” Com isso fica claro a existência de um machismo estrutural, grandes contribuições feitas por mulheres têm seus méritos roubados ou não são devidamente reconhecidos, devido ao fato das conquistas serem vista como meras realizações efetuadas por fêmeas. Posto isso, verificasse na história que pessoas como a cientistas alemã Ida Noddack, que foi uma das primeiras mulheres a estudar química no seu país, isto permitiu que ela descobrisse, junto a seu marido, Walter Noddack, o elemento Rênio. No entanto, a descoberta foi creditada exclusivamente a Walter.

Ademais, é de suma importância salienta que a inoperância estatal contribui cada vez mais com o aumento do machismo. Desta maneira, observa-se que a lei de igualdade salaria entre homens e mulheres foram aprovadas apenas em 2023. Assim sendo, a área da saúde onde a maioria dos funcionários são mulheres e sempre estarão em desigualdade, tanto salarial como hierárquica, sempre sedento os créditos a terceiros, assim como e referido no parágrafo acima.

Em síntese, fica claro a necessidade de garantir o direito a igualdade das mulheres. Por isso, o legislativo, deve criar leis, com a ajuda da sociedade, de modo a promover a defesa de um direito líquido e garantido na magna carta, para que assim, através do regimento, seja criada uma grande consciência social, assim criando na sociedade um senso de pesquisa e reconhecimento da importância da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil. Com isso muitas cientistas e funcionárias da área da saúde terão seus trabalhos reconhecidos e valorizados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Pxvesq
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#119023
Olá [mention]Dayvini[/mention], tudo bem ? Espero que sim! :D

Parabéns pela redação, continue treinando, rumo ao 1000!!!!

* Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita (160)

O texto apresenta um bom domínio da norma culta da língua escrita. Há um bom uso da pontuação, poucos desvios gramáticas e concordância verbal e nominal, além de uma estruturação coerente e coesa do texto.

Alguns erros que identifiquei:

• Em relação à frase: "Primeiramente, vale ressaltar que segundo Simone de Beauvoir..."
"Primeiramente, vale ressaltar que, segundo Simone de Beauvoir..." ( adicionar vírgula após o que )

• Em relação à frase: "Em síntese, fica claro a necessidade de garantir o direito a igualdade das mulheres."
Correção: "Em síntese, fica claro a necessidade de garantir o direito à igualdade das mulheres." ( adicionar crase)

DICA : reveja os conteúdos, sintaxe, ortografia e crase.

* Compreender a proposta de redação: (200)

Você compreendeu bem a proposta de redação e desenvolveu o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Houve uma introdução adequada, desenvolvimento de argumentos consistentes e uma conclusão que retoma a tese apresentada. EXCELENTE!!! 😎

* Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (160)

Você apresentou informações e fatos relevantes para defender o ponto de vista de que as contribuições das mulheres nas ciências da saúde no Brasil não são reconhecidas adequadamente. Houve uma organização lógica das informações e uma interpretação coerente dos argumentos apresentados. No entanto, aprofunde mais a sua argumentação, ficaram coisas soltas.

DICAS :

Cuidado com a generalização: Embora o texto aborde uma problemática real, é importante evitar generalizações excessivas. Nem todas as mulheres na área da saúde sofrem igualmente com a negação de reconhecimento, e nem todos os homens estão envolvidos em práticas machistas. É importante fazer distinções e evitar generalizações que possam enfraquecer a argumentação.

€ Aprimorar a argumentação: você poderia apresentar mais dados estatísticos, estudos e referências acadêmicas para embasar seus argumentos e tornar o texto mais persuasivo. Isso fortaleceria a consistência dos argumentos e contribuiria para a construção de uma análise mais fundamentada.

& Explorar as causas em maior profundidade: Além de mencionar o machismo e a inoperância estatal como causas da negação do reconhecimento das mulheres nas ciências da saúde, o autor poderia fornecer uma análise mais aprofundada desses aspectos. Isso incluiria abordar as raízes históricas do machismo e discutir de forma mais detalhada como a inoperância estatal afeta essa questão.

& Ampliar a contextualização: você poderia fornecer mais dados e exemplos concretos para embasar suas afirmações sobre a negação do reconhecimento das mulheres nas ciências da saúde no Brasil. Isso fortaleceria seus argumentos e daria mais credibilidade ao texto.

VOCÊ ESTÁ QUASE LÁ!!!!! 🥳

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (160)

Você utiliza os mecanismos linguísticos de forma adequada para construir sua argumentação. Há uma variedade vocabular satisfatória e o texto apresenta uma progressão argumentativa consistente. No entanto, aprofunde seu vocabulário, e aprenda mais sinônimos para evitar repetições.

mulheres" foi repetido algumas vezes
"ciências" foi repetido algumas vezes
"saúde" foi repetido algumas vezes

E também aprofunde seus conhecimentos sobre conectores.

VOCÊ ESTÁ QUASE LÁ🤩

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos (160)

O autor apresenta uma proposta de intervenção, que consiste na criação de leis para promover a igualdade de gênero e valorizar a contribuição das mulheres nas ciências da saúde. No entanto, faltou uma maior especificação e detalhamento da proposta, além de uma exploração mais aprofundada dos aspectos relacionados aos direitos humanos.

Dica:

Reforçar a proposta de intervenção: A proposta de intervenção apresentada no texto precisa ser mais detalhada e abrangente. Você poderia sugerir a implementação de políticas públicas específicas, programas de conscientização e capacitação, além de abordar a importância da educação e da valorização da diversidade de gênero nas instituições de ensino e trabalho na área da saúde. SENTI FALTA DO DETALHAMENTO.

Por exemplo:
o agente/ legislativo ( o que é ? para que serve?)
Modo/ (como a sociedade poderia ajudar a criar leis? )
Finalidade/ como convenceria a sociedade a participar ? E como isso contribuiria para minimizar/ resolver essa problemática.

* Lembrando que apenas um tópico deve ser detalhado, deixei um exemplo de como detalharia.
VOCÊ ESTÁ CADA VEZ MAIS PERTO DO 1000, APENAS TREINE MAIS. Parabéns….
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Por Lauany25
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#119389
Oie, bom dia!

A Constituição Federal de 1988 tem garantias universais a todos que ela rege; o art. 5 inciso primeiro afirma que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.” Entretanto, o acesso a esse direito vem sendo negado quando ser trata do reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil. Desta forma, essa realidade se deve ao machismo e a inoperância estatal.

Primeiramente, vale ressaltar que segundo Simone de Beauvoir “o homem é definido como ser humano e a mulher, como fêmea.” Com isso fica claro a existência de um machismo estrutural, no qual muitas mulheres ,embora tenham feito grandes contribuições, na maioria das vezes, têm seus méritos roubados ou não são devidamente reconhecidos, devido ao fato das conquistas serem vista como meras realizações efetuadas por fêmeas. Posto isso, verifica-se na história que pessoas como a cientista alemã Ida Noddack, por exemplo, foi uma das primeiras mulheres a estudar química no seu país, isto permitiu que ela descobrisse, junto ao seu marido, Walter Noddack, o elemento Rênio. No entanto, a descoberta foi creditada exclusivamente a Walter.
(Acho que poderia explorar mais a relação dos repertórios com a contribuição das mulheres na ciência da saúde.)

Ademais, é de suma importância salientar que a inoperância estatal contribui cada vez mais com o aumento do machismo. Desta maneira, observa-se que a lei de igualdade salarial entre homens e mulheres foi aprovada apenas em 2023. Assim sendo, observa - se que na área da saúde, a maioria dos funcionários pertencem ao sexo feminino , porém mesmo diante de tal importância social, promovendo o bem-estar coletivo,infelizmente, as mulheres ainda sofrem com a desigualdade, tanto salarial como hierárquica, sempre perdendo seus créditos para terceiros.
( fiz umas alterações, mas só como exemplo, acho que pode problematizar mais essa questão da lei de igualdade salarial ser realizada só agora em 2023, mostrar que o Estado foi falho em não fazer esse reconhecimento antes, sabe?)

Em síntese, fica claro a necessidade de garantir às mulheres a efetivação do direito à igualdade. Por isso, o Poder Legislativo, (agente) deve criar leis(ação), com a ajuda da sociedade, de modo a promover a defesa de um direito líquido e garantido na magna carta, para que assim, através do regimento, seja criada uma grande consciência social, assim[repetitivo] criando na sociedade um senso de pesquisa e reconhecimento da importância da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil. Com isso muitas cientistas e funcionárias da área da saúde terão seus trabalhos reconhecidos e valorizados.(intuito)
( Senti falta do "meio " e do " detalhamento" de um dos pontos, além disso prolongou muito o intuito/objetivo.)

Bons estudos!
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