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Por med01
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#118154
A Constituição Federal de 1988 — norma de maior hierarquia no sistema jurídico — traz no artigo 5° a igualdade de todos perante a lei, independente de raça ou crença. No entanto, no Brasil contemporâneo, esse direito não é usufruído por grande parcela da população, visto que a prática do racismo ainda é estrutural no país. Desse modo, tal problemática se deve ao preconceito arraigado na sociedade e à omissão estatal.
Em primeiro plano, não é razoável que o país, em pleno século XXI, assuma retratos sociais outrora vivenciados na casa colonial, conforme explica Gilberto Freyre em "Casa grande e Senzala". Nesse sentido, o autor expressa que a prática do racismo no Brasil colonial era uma mazela comum e que ditava o trato social com os negros e mestiços. Na conjuntura atual, essas ações ainda persistem — explícitas ou veladas —, o que evidencia o árduo trabalho de conscientização que ainda deve ser feito. Assim, verifica-se a raiz histórica por trás do racismo estrutural no contexto vigente.
De outra parte, a negligência do Estado perante os atos racistas corrobora a perpetuação dessa problemática. Nesse viés, esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das "Instituições Zumbis", do sociólogo polonês Zygmunt Baumam, que as descreve como presentes na sociedade sem, no entanto, exercerem a função social com eficácia. Acerca disso, embora o Código Penal tipifique a prática de racismo como crime inafiançável, tal ação é, por vezes, reduzida a mero insulto ou difamação, quando não é denunciada pela vítima por não confiar na aplicação plena e efetiva das leis. Desse modo, o termo do sociólogo polonês torna-se atemporal e de urgente resolução para reduzir o descrédito nas instituições governamentais.
Medidas são, portanto, necessárias para reverter a problemática. Logo, o Ministério da Educação deve estimular a conscientização dos jovens sobre a importância do respeito às diferenças raciais e étnicas. Tal ação ocorrerá mediante divulgação de documentários e palestras cujo conteúdo verse sobre o processo de miscigenação no contexto brasileiro, a fim de expandir o imaginário da juventude para que repliquem o respeito e a empatia às futuras gerações. Além disso, o Ministério da Justiça, em parceria com os Minitérios Públicos estaduais, deve ampliar a fiscalização sobre o cumprimento da lei nos casos de racismo, por meio da setorização do atendimento aos crimes étnicos e raciais, com o objetivo de dar maior celeridade aos processos, além de coibir tal prática. Assim, a Constituição Cidadã não será apenas uma norma de enfeite, mas atenderá a finalidade da sua gênese: garantir os direitos fundamentais à totalidade do corpo social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Lauany25
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#118192
A Constituição Federal de 1988 — norma de maior hierarquia no sistema jurídico — traz no artigo 5° a igualdade de todos perante a lei, independente de raça ou crença.( repertório) No entanto, no Brasil contemporâneo, esse direito não é usufruído por grande parcela da população, visto que a prática do racismo ainda é estrutural no país.(contextualização) Desse modo, tal problemática se deve ao preconceito arraigado ( tese 1)na sociedade e à omissão estatal.(tese 2)

[Sob essa lógica, ]em primeiro plano, não é razoável que o país, em pleno século XXI, assuma retratos sociais outrora vivenciados na casa colonial, conforme explica Gilberto Freyre em "Casa grande e Senzala". Nesse sentido, o autor expressa que a prática do racismo no Brasil colonial era uma mazela comum e que ditava o trato social com os negros e mestiços. Na conjuntura atual, essas ações ainda persistem — explícitas ou veladas —, o que evidencia o árduo trabalho de conscientização que ainda deve ser feito. Assim, verifica-se a raiz histórica por trás do racismo estrutural no contexto vigente.

[ Ademais, ]de outra parte, a negligência do Estado perante os atos racistas corrobora a perpetuação dessa problemática. Nesse viés, esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das "Instituições Zumbis", do sociólogo polonês Zygmunt Baumam, que as descreve como presentes na sociedade sem, no entanto, exercerem a função social com eficácia. Acerca disso, embora o Código Penal tipifique a prática de racismo como crime inafiançável, tal ação é, por vezes, reduzida a mero insulto ou difamação, quando não é denunciada pela vítima por não confiar na aplicação plena e efetiva das leis. Desse modo, o termo do sociólogo polonês torna-se atemporal e de urgente resolução para reduzir o descrédito nas instituições governamentais.

Medidas são, portanto, necessárias para reverter a problemática. Logo, o Ministério da Educação(agente) deve estimular a conscientização dos jovens sobre a importância do respeito às diferenças raciais e étnicas. (ação)Tal ação ocorrerá mediante divulgação de documentários e palestras (meio) , cujo conteúdo verse sobre o processo de miscigenação no contexto brasileiro(detalhamento), a fim de expandir o imaginário da juventude para que repliquem o respeito e a empatia às futuras gerações(intuito). Além disso, o Ministério da Justiça, em parceria com os Minitérios Públicos estaduais, deve ampliar a fiscalização sobre o cumprimento da lei nos casos de racismo, por meio da setorização do atendimento aos crimes étnicos e raciais, com o objetivo de dar maior celeridade aos processos, além de coibir tal prática. Assim, a Constituição Cidadã não será apenas uma norma de enfeite, mas atenderá a finalidade da sua gênese: garantir os direitos fundamentais à totalidade do corpo social.

Parabéns pelo texto, bons estudos !
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Por med01
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#118217
@Lauany25 obrigado! No caso os 40 pontos perdidos você considerou o uso incorreto das conjunções? Não entendi esse ponto!
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Por Felipe082
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#118225
Oi, @med01. Parabéns pela excelente redação! Não encontrei nenhum desvio e nenhuma inadequação coesiva, mas algumas informações precisam ser mais desdobradas.
Na conjuntura atual, essas ações ainda persistem — explícitas ou veladas —, o que evidencia o árduo trabalho de conscientização que ainda deve ser feito -> O que sustenta a afirmação de que essas ações ainda persistem? Fundamente. Qual é a diferença entre as ações explícitas e as veladas? Dê exemplos.
Acerca disso, embora o Código Penal tipifique a prática de racismo como crime inafiançável, tal ação é, por vezes, reduzida a mero insulto ou difamação, quando não é denunciada pela vítima por não confiar na aplicação plena e efetiva das leis -> Por que a vítima não confia na aplicação plena e efetiva das leis? Em quais aspectos as instituições vem deixando de cumprir sua função social e, consequentemente, causando essa falta de confiança?
Se você tiver um dinheirinho sobrando, recomendo a correção detalhada do @Fortes. Estudante de Letras da UFBA e corretor do cursinho Bernoulli, ele é o melhor profissional que eu conheço, além de ser um mestre da argumentação.
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Por med01
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#118226
Felipe082 escreveu:Oi, @med01. Parabéns pela excelente redação! Não encontrei nenhum desvio e nenhuma inadequação coesiva, mas algumas informações precisam ser mais desdobradas.
Na conjuntura atual, essas ações ainda persistem — explícitas ou veladas —, o que evidencia o árduo trabalho de conscientização que ainda deve ser feito -> O que sustenta a afirmação de que essas ações ainda persistem? Fundamente. Qual é a diferença entre as ações explícitas e as veladas? Dê exemplos.
Acerca disso, embora o Código Penal tipifique a prática de racismo como crime inafiançável, tal ação é, por vezes, reduzida a mero insulto ou difamação, quando não é denunciada pela vítima por não confiar na aplicação plena e efetiva das leis -> Por que a vítima não confia na aplicação plena e efetiva das leis? Em quais aspectos as instituições vem deixando de cumprir sua função social e, consequentemente, causando essa falta de confiança?
Se você tiver um dinheirinho sobrando, recomendo a correção detalhada do @Fortes. Estudante de Letras da UFBA e corretor do cursinho Bernoulli, ele é o melhor profissional que eu conheço, além de ser um mestre da argumentação.
Obrigado pelas considerações, Felipe! 👊🏼
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Por Lauany25
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#118261
Boa noite, sim, tiraria só 20 pontos, mas na pontuação não tinha essa opção, recomendo apenas usar outros conectivos para o início dos desenvolvimentos.
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Por Mylike
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#118344
muito bem!

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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