Em primeiro plano, não é razoável que o país, em pleno século XXI, assuma retratos sociais outrora vivenciados na casa colonial, conforme explica Gilberto Freyre em "Casa grande e Senzala". Nesse sentido, o autor expressa que a prática do racismo no Brasil colonial era uma mazela comum e que ditava o trato social com os negros e mestiços. Na conjuntura atual, essas ações ainda persistem — explícitas ou veladas —, o que evidencia o árduo trabalho de conscientização que ainda deve ser feito. Assim, verifica-se a raiz histórica por trás do racismo estrutural no contexto vigente.
De outra parte, a negligência do Estado perante os atos racistas corrobora a perpetuação dessa problemática. Nesse viés, esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das "Instituições Zumbis", do sociólogo polonês Zygmunt Baumam, que as descreve como presentes na sociedade sem, no entanto, exercerem a função social com eficácia. Acerca disso, embora o Código Penal tipifique a prática de racismo como crime inafiançável, tal ação é, por vezes, reduzida a mero insulto ou difamação, quando não é denunciada pela vítima por não confiar na aplicação plena e efetiva das leis. Desse modo, o termo do sociólogo polonês torna-se atemporal e de urgente resolução para reduzir o descrédito nas instituições governamentais.
Medidas são, portanto, necessárias para reverter a problemática. Logo, o Ministério da Educação deve estimular a conscientização dos jovens sobre a importância do respeito às diferenças raciais e étnicas. Tal ação ocorrerá mediante divulgação de documentários e palestras cujo conteúdo verse sobre o processo de miscigenação no contexto brasileiro, a fim de expandir o imaginário da juventude para que repliquem o respeito e a empatia às futuras gerações. Além disso, o Ministério da Justiça, em parceria com os Minitérios Públicos estaduais, deve ampliar a fiscalização sobre o cumprimento da lei nos casos de racismo, por meio da setorização do atendimento aos crimes étnicos e raciais, com o objetivo de dar maior celeridade aos processos, além de coibir tal prática. Assim, a Constituição Cidadã não será apenas uma norma de enfeite, mas atenderá a finalidade da sua gênese: garantir os direitos fundamentais à totalidade do corpo social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.