Avatar do usuário
Por dw1tch
Quantidade de postagens
#117642
Durante a segunda metade do século XX, ocorreu, na África do Sul, uma política segregacionista, conhecida como Apartheid, onde pessoas negras não poderiam frequentar os mesmos locais que os brancos. No Brasil, apesar de não haver leis que busquem justificar ações racistas, é notável que indivíduos negros geralmente não ocupam os mesmos espaços que os brancos na sociedade. Nesse contexto, cabe analisar causas que corroboram para que o racismo estrutural no Brasil seja um mal a ser combatido.
Primeiramente, é preciso compreender como a falta de chances igualitárias para pessoas pretas no mercado de trabalho contribui com o racismo estrutural no Brasil. Isso ocorre, uma vez que devido uma falsa ideia de meritocracia pessoas brancas tendem a ocupar a maioria dos cargos gerenciais, enquanto negros são percebidos em cargos que majoritariamente estão na base da hierarquia. Reforçando a ideologia escravocrata de que negros deveriam ocupar um local de servidão, abaixo dos brancos. Tal ideia vai de acordo com dados do IBGE, que apontam que em 2021, mais de 50% dos trabalhadores eram pretos ou pardos e apenas 29% destes ocupavam cargos gerenciais.
Ademais, nota-se como a violência nas comunidades é um obstáculo para o combate ao racismo estrutural. Tal pois, visto que as pessoas que vivem nesses locais em sua maioria são negras e consequentemente, estão mais vulneráveis e passíveis a se tornarem vítimas da violência, seja por parte da sociedade ou violência policial. Além disso, devido as menores oportunidades que esse grupo possui, muitos tendem a sucumbir a vivência no crime, contribuindo com estereótipos comuns ao racismo estrutural. Essa vivência é relatada na música Sangue do Bairro dos Racionais MC’s, que conta a realidade das periferias, a violência e o racismo estrutural.
Diante do exposto, denota-se a urgência de ações governamentais que corroborem para o combate ao racismo estrutural. De forma que faz-se necessário que o Estado em conjunto com a iniciativa privada, contribuam ativamente para a formação de profissionais negros, investindo em bolsas ainda nas universidades, para que esses ocupem mais espaços de liderança no futuro. Além disso, é necessário que as punições por violência sejam mais severas quando provado que a motivação seja por racismo. Uma vez que como afirmou Djamila Ribeiro, enquanto houver racismo estrutural, não existirá justiça social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
O combate ao racismo estrutural no Brasil
por docinhox    - In: Outros temas
0 Respostas 
119 Exibições
por docinhox
0 Respostas 
83 Exibições
por Eliseu14
0 Respostas 
22 Exibições
por gigihzzz
4 Respostas 
899 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
89 Exibições
por Kellar
0 Respostas 
134 Exibições
por DaviTaveiras
0 Respostas 
337 Exibições
por Vitorsilvaa
8 Respostas 
798 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
64 Exibições
por Mariadri
0 Respostas 
230 Exibições
por Jaciarasil

O filósofo Thomas More, em sua obra &qu[…]

Historicamente, o mundo do trabalho foi dominado p[…]

desigualdade de gênero

Segundo a Constituição Federal, prom[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM