Primeiramente, é importante ressaltar que são inúmeros casos que levam um cidadão a viver nas ruas. Como, o desemprego, os desentendimentos com a família e outros motivos. Porém, um dos principais motivos é o vicio com bebidas alcoólicas. Segundo o site do Senado Federal do Brasil, 35,5% dos moradores de rua possuem problemas com o álcool ou drogas. Isso acontece porque muitos desses indivíduos criam a expectativa de que essas substancias tóxicas trarão algum tipo de alívio para os seus problemas diários. Ou seja, criando-se assim uma obsessão para tais vidas, acarretando um ciclo vicioso com problemas físicos e psicológicos.
Em segundo lugar, fica-se evidente que o preconceito mantido no século XXI corrobora para solucionar tais impasses. De acordo com a frase do poeta modernista, Carlos Drummond de Andrade, 'No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho'. Dentro do contexto do tema, a exclusão sofrida pelos residentes de rua, torna-se uma pedra no meio do caminho para a melhoria dessas condições de vida desta parcela da população brasileira. Dessa forma, a discriminação continua sendo algo que caracteriza grande parte da sociedade, ficando notório a falta de relações harmoniosas entre as diferentes classes sociais.
Portanto, a situação precária dos habitantes de rua é um grande desafio e precisa ser combatida. Em primeiro lugar, é dever do Ministério Segurança Pública em parceria com o Ministério das Relações sociais, criar unidades de centros de ajuda aos moradores de rua, proporcionando acolhimento, saúde, educação e tratamentos contra a dependência química, por meio de verbas federais, liberadas aos estados. Ademais, a CONAR (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária), promover campanhas nas redes sociais, por meio de hashtags, que visem a sensibilização social. A fim de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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