Historicamente, nosso Estado sofre pela falta de investimentos na educação, e isso se torna ainda mais visível quando observamos as academias, onde os profissionais e universitários tem pouca, ou nenhuma, estrutura para realizar observações específicas. Além disso, são precárias também as bolsas de estudo, que deveriam auxiliar exatamente os cidadãos que necessitam de tal apoio para manter as pesquisas em laboratório. Essa parte da sociedade, que não é acolhida, se muda para o exterior, onde ocorre maior valorização de projetos científicos.
Observando o passado da nação, percebe-se uma predileção superior na produção de matéria prima para exportação e “esquecimento” de industrias capacitadas de tecnologia, não tendo local para determinadas profissões. Em decorrência disso, analisamos os dados publicados pela Receita Federal, expondo que entre 2015 e 2019 aumentou-se expressivamente a emigração, o país perde ainda mais capacidade produtiva de tecnologia de ponta, dessa forma, sendo cada vez mais dependente de recursos estrangeiros, que são criados por brasileiros, e mantendo a situação econômica e social de país emergente.
Fica evidente, então, que a fuga de cérebros no Brasil é decorrente da escassez de oportunidades para recém formados ou para quem queira seguir especialização. Em virtude disso, é necessário que o Ministério da Tecnologia, aliado ao da Economia e Educação, permitam uma facilidade de tais profissionais ingressarem nas empresas da área, adotando verbas federais e auxílios seguros e suficientes. Dessa maneira, será possível introduzir centros tecnológicos brasileiros, da mesma forma que o Vale do Silício, nos Estados Unidos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada