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Por Biacdc
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#115391
Na música “Que país é esse?” de Renato Russo, é explicitado que o Estado e a sociedade, apesar de acreditarem no futuro da nação, não respeitam as leis e a Constituição. Nessa perspectiva, ao se analisar o crescimento do uso ilegal de cigarros eletrônicos no Brasil, observa-se que o problema apresentado na canção iguala-se com a realidade. Diante disso, o revés é causado, não só, pelo sistema de educação ultrapassado brasileiro, mas também pela ineficiência da fiscalização do Estado acerca da comercialização de drogas ilegais.

Em primeiro lugar, destaca-se a desatualizada rede de ensino do Brasil. Sob esse viés, segundo o filósofo Immanuel Kant, os seres humanos são resultados da forma com que são educados. Nesse contexto, observa-se que as escolas não valorizam a conscientização dos alunos em relação a esse óbice, uma vez que, não os ensinam sobre a necessidade de respeitar as normas legislativas do país e também sobre o prejuízo à saúde ao consumirem drogas recreativas. Dessa forma, é inaceitável que a problemática persista no país.

Ademais, é válido ressaltar a incompetência do Governo no que se refere à fiscalização. Por esse ângulo, conforme a Constituição Federal, é dever do Estado garantir a saúde de sua população como um direito social. Em contrapartida, quando se trata do policiamento para impedir o consumo de drogas ilegais no país, como o cigarro eletrônico, nota-se uma oposição à lei sobredita, já que, com a popularização desse narcótico e a facilidade em comprá-lo, é evidente que os órgãos governamentais não protegem suficientemente o bem-estar da coletividade. Sendo assim, são necessárias atitudes urgentes para combater o transtorno.

Infere-se, portanto, medidas para amenizar o aumento do consumo ilícito de cigarros eletrônicos no Brasil. Para isso, é imprescindível que as escolas, principal meio de educação do corpo social, implemente nas aulas da área de biológicas conteúdo dedicado a ensinar o efeito das drogas de uso não terapêutico no corpo humano e o quanto elas são prejudiciais, por intermédio de vídeos didáticos e lúdicos. Nesse sentido, o intuito de tal medida é conscientizar a população e, consequentemente, atualizar a rede de ensino em relação a esse assunto. Além disso, as instituições do Estado devem fazer uma força-tarefa em todo país, de vistoria de veículos que vieram do exterior, com o propósito de impedir que os cigarros eletrônicos extralegais cheguem ao consumidor e, em sequência, melhorar o sistema de fiscalização do país. Logo, a música de Renato Russo, nesse contexto, não coincidirá com a realidade da pátria.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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