Avatar do usuário
Por FernandaCSo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114606
O sociólogo Pierre Bourdieu define por violência simbólica quando uma delimitada parcela da população não usufrui dos mesmos direitos. Nesse viés, no Brasil, tal conceito é aplicado no que tange a inclusão do deficiente físico, posto que sete a cada dez pessoas desse grupo não se sentem parte da sociedade, conforme reportagem do G1. Logo, urge analisar como a negligência estatal e a lenta da mudança na mentalidade social corroboram para o cenário atual.
Primordialmente, a omissão governamental apresenta-se como complexo dificultador. Isso porque, em consonância com o Canal de Notícias à Cabo (CNN), em 2022, houve um corte de 30% no orçamento da União destinado a programas de aglutinação social de pessoas com deficiência física. Assim, é-se legítimo que a temática em questão não encontra o respaldo político necessário, o qual dificulta sua resolução.
Ademais, a morosa transformação do pensamento brasiliense é outro ponto relevante na questão. Sob essa ótica, para o sociólogo Émile Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Dessa forma, torna-se oportuno enfatizar que a inclusão social do deficiente físico, no Brasil, é fortemente influenciado pelo pensamento coletivo, dado que, se as pessoas crescem em um contexto social injusto, a tendência é adotar esse comportamento. Portanto, a superação do panorama vigente é fatalmente adiada.
Diante dos fatos supracitados, medidas estratégicas precisam ser tomadas. Nesse sentido, cabe ao Governo Federal, juntamente, o Ministério da Educação (MEC), por meio da implementação de oficina nas escolas de Ensino Médio, ministradas por professores de sociologia, trazer os alunos e seus responsáveis fora do período de aula para dissertarem sobre a importância do protagonismo cidadão em prol de melhorias sociais. Com efeito, os envolvidos terão seu pensamento mudado, sendo os agentes por dissociar a inclusão social do deficiente físico no Brasil, da violência simbólica de Bourdieu.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por isaroche
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114719
Olá, tudo bem?
Vou corrigir sua redação!
(Não sou profissional!)

Vamos lá.

Introdução: "sociólogo¹ Pierre Bourdieu² define por violência simbólica³ quando uma delimitada parcela da população não usufrui dos mesmos direitos. Nesse viés, no Brasil, tal conceito é aplicado no que tange a inclusão do deficiente físico, posto que sete a cada dez pessoas desse grupo não se sentem parte da sociedade, conforme reportagem do G1. Logo, urge analisar como a negligência estatal e a lenta⁴ da mudança na mentalidade social corroboram para o cenário atual."

¹: "O sociólogo (sua nacionalidade), Pierre Bourdieu...."

²: Coloque uma vírgula.

³: Se aqui for uma definição do sociólogo, coloque aspas entre Violência Simbólica.

Parágrafo muito bom!


Desenvolvimento 2: "Primordialmente, a omissão governamental apresenta-se como complexo dificultador. Isso porque, em consonância com o Canal de Notícias à Cabo (CNN), em 2022, houve um corte de 30% no orçamento da União destinado a programas de aglutinação social de pessoas com deficiência física. Assim, é-se legítimo que a temática em questão não encontra o respaldo político necessário, o qual dificulta sua resolução."


Muito bem escrito, parabéns!


Desenvolvimento 2: "Ademais, a morosa transformação do pensamento brasiliense é outro ponto relevante na questão. Sob essa ótica, para o sociólogo Émile Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar¹. Dessa forma, torna-se oportuno enfatizar que a inclusão social do deficiente físico, no Brasil, é fortemente influenciado pelo pensamento coletivo², dado que, se as pessoas crescem em um contexto social injusto, a tendência é adotar esse comportamento. Portanto, a superação do panorama vigente é fatalmente adiada."

¹: Se você escreveu a citação do mesmo jeito que é, coloque aspas.

²: Se tivesse espaço, eu com certeza faria uma analogia à obra de Wilfred Trotter, "Peace and War", que cita o comportamento de manada, acho que super encaixou no seu parágrafo!!!!

E destarte, está muito bem escrito também, parabéns!



Conclusão: "Diante dos fatos supracitados, medidas estratégicas precisam ser tomadas. Nesse sentido, cabe ao Governo Federal, juntamente, o Ministério da Educação (MEC), por meio da implementação de oficina nas escolas de Ensino Médio, ministradas por professores de sociologia, trazer os alunos e seus responsáveis fora do período de aula para dissertarem sobre a importância do protagonismo cidadão em prol de melhorias sociais. Com efeito, os envolvidos terão seu pensamento mudado, sendo os agentes por dissociar a inclusão social do deficiente físico no Brasil¹, da violência simbólica de Bourdieu."

¹: Faça uma paráfrase do tema, assim, você não irá repeti-lo durante sua escrita, ok?

Muito bem! Sua redação ganharia 1000 facilmente, no meu ponto de vista.

É isso, até mais!!!
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
130 Exibições
por marialuizasb
0 Respostas 
136 Exibições
por jenigomes
0 Respostas 
94 Exibições
por kabeleira
1 Respostas 
124 Exibições
por stellaqz2
0 Respostas 
68 Exibições
por viruel
2 Respostas 
350 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
72 Exibições
por Ana300824
0 Respostas 
15 Exibições
por AolleY
0 Respostas 
79 Exibições
por DaviTaveiras
0 Respostas 
172 Exibições
por andreyhxz

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM