Primordialmente, a omissão governamental apresenta-se como complexo dificultador. Isso porque, em consonância com o Canal de Notícias à Cabo (CNN), em 2022, houve um corte de 30% no orçamento da União destinado a programas de aglutinação social de pessoas com deficiência física. Assim, é-se legítimo que a temática em questão não encontra o respaldo político necessário, o qual dificulta sua resolução.
Ademais, a morosa transformação do pensamento brasiliense é outro ponto relevante na questão. Sob essa ótica, para o sociólogo Émile Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Dessa forma, torna-se oportuno enfatizar que a inclusão social do deficiente físico, no Brasil, é fortemente influenciado pelo pensamento coletivo, dado que, se as pessoas crescem em um contexto social injusto, a tendência é adotar esse comportamento. Portanto, a superação do panorama vigente é fatalmente adiada.
Diante dos fatos supracitados, medidas estratégicas precisam ser tomadas. Nesse sentido, cabe ao Governo Federal, juntamente, o Ministério da Educação (MEC), por meio da implementação de oficina nas escolas de Ensino Médio, ministradas por professores de sociologia, trazer os alunos e seus responsáveis fora do período de aula para dissertarem sobre a importância do protagonismo cidadão em prol de melhorias sociais. Com efeito, os envolvidos terão seu pensamento mudado, sendo os agentes por dissociar a inclusão social do deficiente físico no Brasil, da violência simbólica de Bourdieu.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.