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Por eliabejonata
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#115292
A Constituição Federal de 1988, lei suprema do país, assegura a todos os cidadãos seus direitos fundamentais. Contudo, observa-se uma discrepância entre essa garantia e a falta de inclusão das pessoas com deficiência no Brasil, já que esse segmento da população nem sempre recebe o acolhimento adequado. Nessa perspectiva, é necessário discutir as causas e consequências desse problema.

Com efeito, é evidente que a apatia social é uma das causas dessa situação. Nesse contexto, de acordo com as Escrituras, não deve haver discriminação, ou seja, todas as pessoas devem ser tratadas igualmente. Entretanto, nota-se o contrário no Brasil, onde muitas pessoas com deficiência são desrespeitadas e sofrem preconceito devido às suas particularidades. Dessa forma, é crucial que o governo promova políticas de conscientização sobre essa questão, a fim de reduzir esse tipo de atitude.

Além disso, a exclusão social é uma das consequências desse problema. Sob esse ponto de vista, Martin Luther King Jr. ressalta a importância da inclusão de todas as pessoas na sociedade, independentemente de suas características pessoais. No entanto, isso nem sempre ocorre no Brasil, uma vez que as pessoas com deficiência não têm amplo acesso à educação e ao mercado de trabalho, o que dificulta sua integração social. Nesse sentido, é essencial promover a inclusão dessas pessoas na malha social.

Portanto, cabe ao Ministério da Cidadania, órgão responsável pelos direitos humanos, implementar políticas públicas que assegurem a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Tal medida deve ser realizada por meio de campanhas comprometidas com a importância da pessoa com deficiência na sociedade, com o objetivo de tornar a sociedade mais inclusiva em relação a essa questão. Sendo assim, todos terão seus direitos constitucionais garantidos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por OlrenBeat
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#115365
NOTA FINAL 980!
Olá! Sua redação apresenta uma boa estrutura dissertativa-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos. No entanto, há alguns pontos que podem ser melhorados para atender aos critérios de correção do Enem.

Em relação ao repertório sociocultural produtivo, você cita a Constituição Federal de 1988 e Martin Luther King Jr., o que é positivo. Entretanto, seria interessante incluir mais exemplos ou dados estatísticos para embasar seus argumentos.

No que diz respeito à argumentação em si, você apresenta duas causas da falta de inclusão das pessoas com deficiência no Brasil: apatia social e exclusão social. Porém, não fica claro como esses fatores se relacionam entre si ou como contribuem para o problema em questão. Além disso, na conclusão você sugere apenas uma medida genérica — campanhas comprometidas com a importância da pessoa com deficiência na sociedade — sem detalhar como essa proposta poderia ser implementada na prática.

Por fim, vale destacar que sua escrita é clara e objetiva. Você utiliza conectivos adequados para articular as ideias dentro dos parágrafos (como "com efeito" e "além disso") mas poderia explorar um pouco mais os recursos coesivos entre eles (por exemplo: "no entanto", "assim sendo").

Sugiro que revise seu texto prestando atenção especial às seguintes questões:

- Como as causas mencionadas estão relacionadas ao problema da falta de inclusão das pessoas com deficiência?

- Como a proposta sugerida pode ser colocada em prática? Quais são os agentes responsáveis pela ação e como ela seria executada?

- Como incluir mais exemplos ou dados estatísticos para embasar seus argumentos?

Espero ter ajudado!

Sua redação possui 8 desvios!
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