Avatar do usuário
Por marialuizasb
Quantidade de postagens
#115936
A condição das pessoas com deficiência é alvo para o preconceito, em razão do desvio aos considerados "padrões" da sociedade, que acabam tornando as diferenças como exclusas. Além disso, nota-se que o capacitismo é algo cada vez mais frequente nos dias atuais, criando barreiras para que o público PcD exerça atividades de maneira independente. Diante disso, é imprescindível lutarmos pela inclusão social do deficiente no Brasil, buscando maior igualdade e participação dessas pessoas enquanto cidadãos.
O filme "O primeiro da classe", conta a história de Brad Cohen, que nasceu com a síndrome de Tourette. O garoto sofre preconceito, inclusive de seu pai, que o desprezava e humilhava por fazer "barulhos" compulsivos. De igual modo, era constantemente reprimido por funcionários e colegas de classe, sendo visto como indisciplinado em sala de aula. É válido citar a divisão nas escolas de alunos "normais" e "especiais", o que deve ser combatido. Assim, é importante fazer com que esses alunos se sintam acolhidos e parte da sociedade como um tudo.
Em seguida, podemos citar a dificuldade em pessoas com deficiência serem incluídas no mercado de trabalho, que comumente são vistas incapacitadas de realizar tal função. "Com o fim da estabilidade, o número de PcDs excluídos do mercado de trabalho quase dobrou, chegando a 4170, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados". Desse modo, percebe-se a exclusão de tal público na sociedade em geral, vistos como "coitados" ou "fracos" para participar da mesma.
Dessa maneira, é válido salientar a importância da inclusão social do deficiente no Brasil, sendo na área escolar, de trabalho, política, etc. Portanto, devemos entender que esse público não é especial, mas cidadãos brasileiros que devem ser tratados com respeito e dignidade, e símbolo de superação ao capacitismo e o preconceito.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
134 Exibições
por jenigomes
0 Respostas 
94 Exibições
por kabeleira
1 Respostas 
124 Exibições
por stellaqz2
0 Respostas 
67 Exibições
por viruel
2 Respostas 
349 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
72 Exibições
por Ana300824
0 Respostas 
15 Exibições
por AolleY
0 Respostas 
79 Exibições
por DaviTaveiras
0 Respostas 
172 Exibições
por andreyhxz
0 Respostas 
90 Exibições
por Magadomal

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM