À vista disso, mundialmente o Brasil é considerado um pais miscigenado, com uma cultura muito ampla e assim não é difícil de obter diferentes formas de expressões, culturas, artes e também falas com diferentes sotaques. Por exemplo o modo diferenciado dos nordestinos falar torna-se incomum na Região Sudeste e assim por diante. Isso, especialmente, não deveria ser um problema, mas retratam a cultura nordestina com preconceito, criando um estereótipo de que os nordestinos são menos capacitados e por isso são engraçados. Um bom exemplo é o Chico Bento, personagem criado por Mauricio de Sousa, que tem como sua principal característica o seu jeitinho ``caipira´´ de falar, sendo muitas vezes mal compreendido em suas falas, dando humor aos gibis.
Outrossim, essa situação consiste em ser um problema, a taxa de casos de xenofobia no Brasil cresceu cerca de 874,10% dentro de um ano. Em uma pesquisa realizada, dentre 96,5% do entrevistados 75,95% tem preconceito territorial. Para o MEC - Ministério da Educação e Cultura-, o papel da escola é não só ensinar a norma padrão da língua, mas também o de combater o preconceito contra os alunos que ``falam errado´´. Consequentemente vale ressaltar que, assim como afirmou o Ativista Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.
Dessarte, medidas são necessárias para resolver o impasse, o Ministério da Saúde e Cultura - responsável pela educação em geral no Brasil-, deve propor a criação do projeto ``Incluindo sua linguagem´´. Tal projeto deverá acontecer uma prévia modificação dos conteúdos escolares nacionais, incentivar o debate direcionado acerca das variantes linguísticas nas aulas administradas por professores de português. Com isso, espera-se que o caráter cômico de falas tidas como diferentes seja desconstruído na mente dos alunos
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada