Primeiramente, vale ressaltar que apesar de todos brasileiros, comunicam-se utilizando a língua português, o idioma lusitano sofre variações em decorrência do lugar em que se vive e as condições enfrentadas pelo sujeito. Apesar desta diversidade no país, diversos indivíduos são ridicularizados por não utilizar a norma culta portuguesa. Segundo o professor Marcos Bagno, “Há um padrão imposto pela alta sociedade econômica e intelectual, evidenciando que o modo de falar da classe baixa, é incorreto, já que não dispuseram do acesso à língua culta.” Tal prerrogativa, contribui para que haja uma exclusão social no país, como resultado dessa alienação, quem não domina a norma culta de pronúncia, é impossibilitado de arrumar as melhores vagas de emprego ou subir de classe social e econômica.
Ademais, os problemas econômicos auxiliam no escasso acesso à educação. As pessoas que pertencem à baixas classes sociais, raramente têm acesso à educação, visto que desde cedo precisam trabalhar para levar sustento à família. Segundo a analista do IBGE, Marina, “O Brasil oferta educação a todos, no entanto, a dificuldade maior é manter os alunos presentes na escola, já que o Brasil é um país cheio de desigualdade”, portanto, é notório que uma família pobre e que não frequentou uma instituição escolar, dificilmente, terá condições de ofertar estudos para os filhos, por fim, essa população apenas dominará a linguagem informal e de menor prestígio para sociedade intelectual, por consequência disso, essa população é desprezada pelo mercado de trabalho, já que as melhores oportunidades são ofertadas para os que possuem melhor instrução escolar.
Portanto, faz-se necessário, minimizar essa questão. Desse modo, medidas devem ser elaboradas. Para isso urge ao Ministério da Educação, a criação de campanhas publicitárias, por meio das emissoras de televisão e redes sociais, com a finalidade de esclarecer que não existe uma forma correta ou errada de se comunicar, e que não se deve ser julgado, incapaz ou sem cultura por falar de forma diferente de outras pessoas. Cabe também, às escolas fornecerem palestras sobre a diversidade cultural e linguística, para que as crianças aprendam desde de cedo a respeitar as variações linguísticas contidas no país e a influenciar outras pessoas a praticar o mesmo ato. Assim como dito por Paulo Freire, “ A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. E pessoas transformam o mundo” e dessa maneira teríamos uma sociedade menos preconceituosa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.