Sob esse viés, analisando paronamicamente o período escravocata, destaca-se a ausência de politicas públicas mesmo após a abolição da escravidão. Segundo pesquisas da Pnad(Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilio), dados apontam que entre pretos ou pardos a porcentagem de analfabetos é quase o triplo do que entre brancos. Destarte, convém considerar que o fator racial é um dos aspectos que corroboram para a expansão do analfabetismo.
Ainda mais, a deficiência na educação e a falta de infraestrutura nas redes de ensino podem desencadear a elevação dos índices de abandono escolar. Impelir a manutenção do status quo não favorece a erradicação do problema. Ao contrário, por conseguinte, acaba na maioria das vezes sendo transformada paulatinamente em um paradigma nefasto. Este tem como resultado à evasão escolar, tendo em vista os fatores desestimulantes.
Em síntese, cabe ao Ministério da Educação ter em sua perspectiva um olhar de alteridade sob os indivíduos mediante à promoção de reuniões de reestruturação da política de alfabetização. Com isso, abre-se as portas para um possível caminho a favor do progresso contínuo e árduo em prol de uma melhor compreensão de seus papeis como cidadãos na sociedade à qual estão inseridos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada