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Por KethSilva00
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É necessário superar desafios em relação à alfabetização no Brasil, uma vez que a Constituição Brasileira garante que a educação é um direito social. Embora, ela não haja de forma benéfica para todos. Isso ocorre principalmente pela ausência de estímulo aos estudantes. Desse modo, tornou-se cada vez mais comum as pessoas não possuírem aptidões de escrita e leitura.

Convém ressaltar, que o problema de fragilização das escolas, advém do desinteresse do próprio aluno em aprender. O desafio da escola é educar na era digital, já que jovens possuem acesso a aparelhos tecnológicos desde muito cedo. Segundo Gustavo Gava, doutor em Filosofia da mente. “Estímulos visuais, táteis e sonoros são importantes para a alfabetização.” Instigar os alunos a aprender é um grande desafio, pois é preciso tornar as atividades significativas e utilizar os aparelhos apenas para fins pedagógicos.

Além disso, percebe-se que falta de participação dos pais na vida escolar dos filhos, tem ocasionando isso. Infelizmente, a sociedade ainda acredita que a educação da criança é uma exclusividade da escola. Nesse viés muitos pais acabam não estando presente na vida de seus filhos, não acompanham seu desenvolvimento. A ingressão de crianças e jovens no trabalho, faz com que as crianças de afastem da escola. Fazendo uso contrário da filosofia de Paulo Freire, que defende a educação como meio principal de transformação social e de diminuição de desigualdade presente no país. A partir disso percebe-se que os brasileiros não vêm a rede de ensino como um método de aprendizagem e não a valorizam.

Desse modo, para que as crianças não precisem trabalhar, deve existir uma sociedade crítica que as mantenha na escola. Além disso, é importante que a família se aproxime da escola e inclua na rotina diária do filho o hábito de ler desde pequeno. Para incentivar o uso de livros didáticos, é necessário diminuir o uso de dispositivos eletrônicos. Não podemos esperar que o governo resolva tudo. É importante motivar as pessoas a terem mais interesse pelo aprendizado. Assim, os desafios na alfabetização do país seriam superados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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