Primeiramente, tem-se de problematizar a negligência da família. Isso porque os genitores, usualmente, não instruem os seus filhos quanto à periculosidade do vício em jogos virtuais, gerando males corporais por ficarem, na maioria do tempo, sentados jogando. Émile Durkheim, sociólogo francês, diz que a parentela é a principal responsável por formar a índole do indivíduo. A tese do pensador, embora correta, não é efetivada, uma vez que os pais, muitas vezes, não têm suficientes oportunidades para efetivar discussões acerca da maleficência do vício em games com os menores devido à extensa carga horária de afazeres domésticos e trabalhistas. Em efeito, o público mirim, ao não ser instruído por parte dos genitores, tende a jogar exacerbadamente, o que é preocupante, já que, em função disso, ele, durante muito tempo, fica sentado e com os olhos fixados nas telas, fazendo com que ele possa desenvolver patologias físicas, como fadiga ocular e má postura corporal, ocasionando agonias na visão e na coluna. Logo, é preciso estar à altura do pensamento durkheiminiano.
Além disso, a disfunção educacional potencializa o contratempo. Tal afirmação é coerente pois, normalmente, as escolas não ensinam aos estudantes sobre as decorrências dos jogos virtuais, causando isolamento social ao estarem, de forma constante, jogando. Murilo Gun afirma que os colégios apreciam, apenas, o vestibular. De fato, o palestrante possui razão, visto que as instituições de ensino, por vezes, não oferecem aulas a respeito da prejudicialidade da utilização excessiva dos games por focarem, demasiadamente, conteúdos associados a exames universitários, como fórmula de Bhaskara e física quântica. Por conseguinte, alguns discentes, desinformados diante da omissão instrutiva, jogam continuadamente, o que é inadmissível, dado que, ao estarem de frente às telas por muito tempo, eles tendem a estagnar o desenvolvimento de relacionamento para com familiares e/ou amigos, além de deixarem de estudar e/ou de se exercitar, de forma a causar dano à sua vida, seja no âmbito social, acadêmico ou fisiológico. É necessário, portanto, enfatizar o fato de que focar somente as provas deve ser repensado, como defende Gun.
Dessarte, nota-se o quão importante é combater o vício em games. Visando efetivar essa demanda, o Poder Executivo, por intermédio do Ministério da Educação - órgão responsável pelo aprimoramento educacional do país -, deve elaborar reuniões bimestrais com os filhos e com os seus pais sobre as decorrências da utilização exacerbada de jogos virtuais, além de criar a disciplina “Projeto Arisu: combate ao vício virtual”, a qual será aplicada, aos alunos do ensino fundamental, nas matérias de tecnologia e de ciências e, aos alunos do ensino médio, em filosofia, em sociologia e em biologia. Feito isso, a ficção dos mangás deixará de reverberar a realidade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.