Primeiramente, cabe analisar de que modo a falta de abordagem sobre o tema nas escolas, agrava a supracitada mazela. Nessa conjuntura, podemos observar essa falha através da citação do filósofo Paulo Freire que diz “se a educação sozinha não transforma a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. Nesse viés, a veracidade do dito Paulo Freire, reflete-se diretamente na realidade da educação brasileira, na qual não fornece orientação ao jovens que estão diretamente inseridos em um contexto, onde o uso dos cigarros eletrônicos são normalizados.
Além disso, tal comportamento é extremamente agravado pela influência e controle da mídia sobre o assunto. Assim sendo, é válido mencionar uma parte do livro 1984 do sociólogo George Owrell, que fala sobre como a mídia exerce um enorme poder sobre a sociedade, e como esse poder dita o comportamento dos indivíduos. Nessa perspectiva, a mídia é utilizada como ferramenta por fabricantes de cigarros eletrônicos, induzindo os jovens a consumir o produto.
Portanto, fica evidente que ações precisam ser tomadas pelo estado. Nessa perspectiva, o Ministério da Educação deve propor uma reformada da BNCC, Base Nacional Comum Curricular, incrementando a educação dos jovens quanto ao uso de álcool e drogas. Além disso, o Ministério das Comunicações deve propor uma regulamentação da mídia, de forma a impedir que os oligopólios exerçam influência e controle sobre as mazelas sociais. Busca-se com essas medidas, diminuir a propensão dos jovens ao uso do cigarro eletrônico, para que possamos sair do regresso ao tabagismo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.