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Por Beatedros
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#117514
O tabagismo no começo de 1900, começou a ser considerado uma prática glamourosa e chique, influenciada principalmente no auge da indústria cinematográfica americana. De modo análogo ao exposto, infelizmente, na atualidade, tal prática voltou a ser reproduzida principalmente pelos jovens, com o uso do cigarro eletrônico. Aliás, tal problemática é ocasionada acima de tudo, pela falha educacional quando se trata de orientar os jovens sobre os malefícios do tabagismo, e a enorme influência gerada pela mídia, nos quais são os principais agravantes dessa entrave que precisa ser sanada.
Primeiramente, cabe analisar de que modo a falta de abordagem sobre o tema nas escolas, agrava a supracitada mazela. Nessa conjuntura, podemos observar essa falha através da citação do filósofo Paulo Freire que diz “se a educação sozinha não transforma a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. Nesse viés, a veracidade do dito Paulo Freire, reflete-se diretamente na realidade da educação brasileira, na qual não fornece orientação ao jovens que estão diretamente inseridos em um contexto, onde o uso dos cigarros eletrônicos são normalizados.
Além disso, tal comportamento é extremamente agravado pela influência e controle da mídia sobre o assunto. Assim sendo, é válido mencionar uma parte do livro 1984 do sociólogo George Owrell, que fala sobre como a mídia exerce um enorme poder sobre a sociedade, e como esse poder dita o comportamento dos indivíduos. Nessa perspectiva, a mídia é utilizada como ferramenta por fabricantes de cigarros eletrônicos, induzindo os jovens a consumir o produto.
Portanto, fica evidente que ações precisam ser tomadas pelo estado. Nessa perspectiva, o Ministério da Educação deve propor uma reformada da BNCC, Base Nacional Comum Curricular, incrementando a educação dos jovens quanto ao uso de álcool e drogas. Além disso, o Ministério das Comunicações deve propor uma regulamentação da mídia, de forma a impedir que os oligopólios exerçam influência e controle sobre as mazelas sociais. Busca-se com essas medidas, diminuir a propensão dos jovens ao uso do cigarro eletrônico, para que possamos sair do regresso ao tabagismo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por OlrenBeat
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#117515
NOTA FINAL 900!
Olá! Vamos à correção da sua redação?

Em primeiro lugar, é importante destacar que você apresentou uma boa estrutura dissertativa-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, há alguns pontos a serem melhorados.

Na introdução, você trouxe um bom gancho para o tema ao falar sobre a história do tabagismo e como ele se tornou glamouroso no passado. Entretanto, seria interessante ter feito uma conexão mais clara entre esse contexto histórico e o uso atual do cigarro eletrônico pelos jovens. Além disso, houve um erro de concordância verbal na frase "tal problemática é ocasionada", já que "problemática" é feminino singular e exige o verbo no singular também.

No desenvolvimento do texto, você apresentou dois argumentos relevantes: a falta de abordagem sobre o tema nas escolas e a influência da mídia. Porém, ambos os argumentos poderiam ter sido mais bem explorados com exemplos concretos para ilustrar as situações descritas. Além disso, em relação à citação de Paulo Freire utilizada por você ("se a educação sozinha não transforma a sociedade..."), ela foi inserida sem muita contextualização ou explicação posterior — seria interessante ter relacionado essa ideia diretamente ao problema discutido.

Por fim, na conclusão você propôs duas medidas importantes para solucionar o problema: reformulação da BNCC para incluir orientações sobre álcool e drogas aos jovens; regulamentação da mídia pelo Ministério das Comunicações. Ambas são boas sugestões de intervenção social efetiva contra o uso do cigarro eletrônico pelos jovens. Entretanto, seria interessante ter detalhado um pouco mais como essas medidas seriam implementadas e quais seriam seus possíveis resultados.

Em relação à linguagem utilizada na redação, é importante destacar que houve alguns problemas de coesão textual e concordância verbal ao longo do texto. Além disso, algumas frases ficaram um pouco confusas ou mal construídas, o que prejudicou a clareza da mensagem transmitida.

No geral, sua redação apresenta uma boa estrutura argumentativa e boas ideias para solucionar o problema discutido. Porém, há pontos a serem melhorados em relação à conexão entre as partes do texto e à clareza da linguagem utilizada. Lembre-se sempre de utilizar exemplos concretos para ilustrar suas ideias e de revisar bem seu texto antes de entregá-lo!

Sua redação possui 14 desvios!
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