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Por martinsx
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No filme “Wall-e” é mostrado um futuro sombrio onde as pessoas são expostas ao mundo digital sem restrições desde o nascimento, resultando em adultos excessivamente sedentários e com capacidade crítica extremamente limitada. Para fora da ficção, pode-se estabelecer um paralelo entre a realidade retratada e a situação no Brasil, onde há inúmeras crianças fazendo o uso indiscriminado de dispositivos eletrônicos. Dessa forma, faz-se necessário, combater esse problema e entender as suas causas, as quais são: a inoperância governamental e os algoritmos da internet.
A princípio, é fulcral pontuar acerca da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Conforme o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto isso não ocorre na sociedade brasileira. Logo, a ausência de disciplinas nas escolas públicas que orientem as crianças a respeito da utilização adequada da tecnologia, estabelece um cenário no qual os cidadãos podem se tornar dependentes da web, com os efeitos negativos associados, e, possivelmente, serem marginalizados da sociedade. Desse modo, é imprescindível que esse grupo seja educado adequadamente, mediante ações governamentais.
Além disso, é imperativo ressaltar o sistema de algoritmos como promotor da problemática. Consoante ao portal “MIT” esses códigos têm bastante influência na vida das crianças. Partindo desse pressuposto, essas codificações são programadas para recomendar conteúdos cibernéticos, baseados no gosto de cada uma, fazendo com que elas passem horas em um celular. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o algoritmo contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Infere-se, portanto, que há dificuldades para combater o uso descontrolado da internet pelas crianças no Brasil. Sendo assim, o Ministério da Educação — órgão responsável por promover o acesso à educação de qualidade para todos os brasileiros — deve, por meio de palestras nos ambientes escolares, explicar sobre as consequências da prática dessa problemática, a fim de conscientizar a sociedade nacional. Essa medida terá a finalidade de resolver essa questão e, assim, formar-se-á uma realidade diferente a do filme “Wall-e” da Disney.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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