A princípio, é fulcral pontuar acerca da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Conforme o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto isso não ocorre na sociedade brasileira. Logo, a ausência de disciplinas nas escolas públicas que orientem as crianças a respeito da utilização adequada da tecnologia, estabelece um cenário no qual os cidadãos podem se tornar dependentes da web, com os efeitos negativos associados, e, possivelmente, serem marginalizados da sociedade. Desse modo, é imprescindível que esse grupo seja educado adequadamente, mediante ações governamentais.
Além disso, é imperativo ressaltar o sistema de algoritmos como promotor da problemática. Consoante o portal “MIT” esses códigos têm bastante influentes na vida das crianças. Partindo desse pressuposto, essas codificações são programadas para recomendar conteúdos cibernéticos, baseados no gosto de cada uma, fazendo com que elas passem horas em um celular. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o algoritmo contribui para a perpetuação desse problema deletério.
Infere-se, portanto, que há dificuldades combater o uso descontrolado da internet pelas crianças no Brasil. Sendo assim, o Ministério da Educação — órgão responsável por promover o acesso à educação de qualidade para todos os brasileiros — deve, por meio de palestras nos ambientes escolares, explicar sobre as consequências da prática dessa problemática, a fim de conscientizar a sociedade nacional. Essa medida terá a finalidade de resolver essa questão e, assim, formar-se-á uma realidade diferente do filme “Wall-e” da Disney.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada