Diante desse cenário, o cientista Albert Einstein sugeriu a importância da evolução humana ao afirmar que tem uma mente que se expande não volta ao seu tamanho original. Todavia, a prevalência da falta de centros urbanos sustentáveis evidencia que a mentalidade do brasileiro, ao contrário do que pregava Einstein, não se mostra expandida. Isso se comprova pelo fato do desgaste do meio ambiente
Ademais, Norberto Bobbio -filósofo italiano contemporâneo- afirma que as autoridades devem não apenas ofertar os benefícios da lei, mas também garantir que a população usufrua deles, na prática. Nesse sentido, a partir do raciocínio de Bobbio o estado precisa não apenas dizer o que fazer mas também educar a população para tratar essa negligência com a sustentabilidade, desse modo enquanto a omissão estatal for a regra, falta de cuidados com o meio ambiente continuará como realidade.
Portanto, para garantir os benefícios advindos da revolução tecnológica, as escolas, devem estimular a população a solicitar melhorias em relação aos centros urbanos sustentáveis, por meio de projetos pedagógicos como ações comunitárias capazes de mobilizar o estado e a sociedade. Essa iniciativa terá a finalidade de levar o Brasil a experimentar, de fato, uma sociedade sustentável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.