Primordialmente, é importante ressaltar que a baixa atuação governamental se torta um dos principais responsáveis pela problemática, tendo em vista o descumprimento das leis públicas. Sobre isso, na obra "Utopia" do Filósofo Inglês Thomas More, é retratado uma sociedade perfeita e padronizada pela ausência de problemas. No entanto, observando o quadro atual, é notório o oposto, a indiferença dos órgãos públicos em relação a Arquitetura da Exclusão impende a realização da real intenção de More.
Ademais, a baixa discussão sobre o assunto em ambientes escolares não permite que os jovens descubram a realidade sofrida da população em condições de rua, tornando o problema invisível aos olhos da sociedade. Análogo ao pensamento de Robson Correia, Presidente do Movimento Estadual da População de Rua "O Estado busca esconder as pessoas em situação de rua dos olhos dos demais para camuflar a questão da qual eles não possuem uma solução.", com isso ele explica que o poder estatal se preocupa em esconder o problema ao invés de encontrar outros recursos, fazendo com que a população dos necessitados cresça cada vez mais.
Diante disso, fica evidente a necessidade de criar alternativas afim de evitar que tal conduta se expande. Para isso, Arquitetos Urbanistas devem trabalhar em projetos urbanos priorizando vegetação, acessibilidade, bem estar da sociedade e a sustentabilidade, já que espaços bem desenhando permite e garante a todos vida plena e acesso a cidade. Sendo assim, a Arquitetura Hostil e seus impactos será abolida no século XXI.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.