Primeiramente, é notório o descaso governamental ligado à arquitetura hostil. De acordo com o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir a inserção do indivíduo na sociedade. No entanto, infelizmente, não é o que acontece no Brasil, já que a arquitetura desumana implantada por ele em espaços públicos dificulta a inserção de vulneráveis em centros urbanos, o que prejudica a participação social dos mesmos. Dessa forma, é possível visualizar a brutalidade indireta do governo em relação à população.
Ademais, o preconceito da sociedade fomenta cada vez mais a realização dessa arquitetura em grandes cidades. É fato que a rotulação sofrida por moradores de rua impede a sua visibilidade, visto que são classificados como indigentes, sujo e até preguiçosos. Nesse viés, o comércio também adotou a arquitetura hostil em seus estabelecimentos, afim de decentralizar essa população indefesa, o que evidencia o preconceito e a indiferença da população.
Portanto, para resolver esse problema, o Estado - agente responsável por garantir o bem-estar coletivo - deve promover a mudança da arquitetura insensível nos espaços públicos, juntamente com projetos para beneficiar a população em situação de rua, por meio da elaboração de albergues próximos aos centros, com a finalidade de garantir maior humanização nas cidades. Dessa forma será possível combater esse lamentável problema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.