Avatar do usuário
Por pyetrah
Quantidade de postagens
#123721
No filme "A procura da felicidade", um homem se encontra em situação de rua, e sofre as consequências de uma arquitetura hostil nos grandes centros urbanos. Fora da trama, o Brasil contemporâneo apresenta algumas características similares, visto que, cada vez mais as arquiteturas das grandes cidades demonstram certa hostilidade em relação às pessoas mais vulneráveis. Dessa forma, é possível pontuar o descaso governamental e o preconceito da sociedade em síntese à esse problema.
Primeiramente, é notório o descaso governamental ligado à arquitetura hostil. De acordo com o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir a inserção do indivíduo na sociedade. No entanto, infelizmente, não é o que acontece no Brasil, já que a arquitetura desumana implantada por ele em espaços públicos dificulta a inserção de vulneráveis em centros urbanos, o que prejudica a participação social dos mesmos. Dessa forma, é possível visualizar a brutalidade indireta do governo em relação à população.
Ademais, o preconceito da sociedade fomenta cada vez mais a realização dessa arquitetura em grandes cidades. É fato que a rotulação sofrida por moradores de rua impede a sua visibilidade, visto que são classificados como indigentes, sujo e até preguiçosos. Nesse viés, o comércio também adotou a arquitetura hostil em seus estabelecimentos, afim de decentralizar essa população indefesa, o que evidencia o preconceito e a indiferença da população.
Portanto, para resolver esse problema, o Estado - agente responsável por garantir o bem-estar coletivo - deve promover a mudança da arquitetura insensível nos espaços públicos, juntamente com projetos para beneficiar a população em situação de rua, por meio da elaboração de albergues próximos aos centros, com a finalidade de garantir maior humanização nas cidades. Dessa forma será possível combater esse lamentável problema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
As enchentes nos grandes centros urbanos
por leviSh66    - In: Outros temas
0 Respostas 
61 Exibições
por leviSh66
0 Respostas 
267 Exibições
por Mariana08207
0 Respostas 
352 Exibições
por manulivros
0 Respostas 
22 Exibições
por SaritaOB
0 Respostas 
269 Exibições
por giuliaromanm
0 Respostas 
520 Exibições
por maritello
1 Respostas 
560 Exibições
por Vitorinha06
1 Respostas 
4437 Exibições
por gabrielromao
4 Respostas 
1386 Exibições
por Fortes
0 Respostas 
234 Exibições
por jsg

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM