No entanto,quando se observa a exploração infantil no Brasil, hordienamente,verifica-se que esse ideal é
constatado somente em teoria e não desejavelmente
na prática e a problemática persiste intrinsecamente
ligada a realidade do país.Nessa perspectiva,esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.
De acordo com dados do IBGE de 2019 cerca de 42% das crianças brasileiras já exerceram algum trabalho infantil,esse percentual aumentou no cenário da pandemia da COVID-19,na qual muitas famílias ficaram desempregadas e recorreram ao trabalho infantil como uma fonte de renda.
Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. Entretanto, o trabalho exercido por crianças e adolescentes é uma realidade na sociedade brasileira. Além disso, oferece condições mínimas de saúde e segurança,sem falar no afastamento das crianças da escola, prejudicando o futuro educacional das mesmas.
Dessa maneira, é importante destacar que a mídia como veículo de informação,precisa expor esse tema em novelas para que ganhe repercussão e seja discutido pela população. Talvez ,dessa forma,os Direitos Humanos possam se tornar realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.