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Por FaGatona
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De acordo com o sociólogo Paulo Freire, "a educação muda as pessoas, e as pessoas mudam o mundo". Tal premissa se constrói a partir do fato de que a educação é um elemento extremamente necessário para a manutenção da integridade humana, tornando-se imprescindível que todos os indivíduos de uma sociedade tenham acesso a ela. Porém, a realidade difere da teoria, visto que, diversas pessoas, em especial as portadoras de deficiências, possuem dificuldades no que concerne ao acesso à educação. Nesse ínterim, observa-se necessário analisar tal quadro, instrinsecamente ligado a negligência governamental concatenado dos diversos estigmas relacionados à deficiências.

Em primeira análise, vale ressaltar a ausência de ações eficazes do Governo nesse âmbito. Do que se extrai do artigo 5° da Constituição Federal de 1988, todos são iguais perante a lei, sem qualquer distinção de natureza, garantindo-se a inviolabilidade do direito ao acesso educativo. No entanto, mesmo diante desta previsão na Carta Magna, os casos de deficientes que possuem dificuldades para acessar uma educação inclusiva e de qualidade, ainda é uma problemática fortemente presente na sociedade brasileira hodierna, revelando a negligência, somada da ineficácia governamental, nesse quadro. Consequentemente, a ausência de ações que mudem tal cenário, contribui para o agravamento dessa realidade, o que prejudica a formação educativa - sendo esta de extrema importância - desses indivíduos.

Outrossim, a exclusão de portadores de deficiências também é um fator a ser analisado. Na obra "O Extraordinário", Auggie, personagem principal, nasceu com deformidades faciais, o que prejudica sua relação com os estudos, visto que, por conta de sua deficiência, ele sofre bullying de seus colegas de classe, provocando nele, ausência de vontade de frequentar a escola. Infelizmente, fora da ficção, a realidade não difere desta, já que, estigmas relacionados aos deficientes estão enraizados na sociedade verde e amarela. Assim, os indivíduos que possuem deficiências, principalmente os que frequentam o ambiente escolar - devido ao bullying - , estão mais suscetíveis a sofrer preconceitos e exclusões da sociedade, fazendo com que eles não desejem frequentar tais localidades, o que também é um fator que promove dificuldades a um acesso educativo inclusivo.

Diante dos argumentos supracitados, torna-se necessário que, o Ministério da Educação e o Governo, por meio de campanhas e palestra em escolas, abordem a questão do bullying e suas consequências, somado da remoção de estigmas sobre deficiências - ressaltando a igualdade humana - nos alunos, com o fito de remover qualquer preconceito a respeito desse âmbito, tornando assim, o ambiente escolar um local adequado para os portadores. Assim, espera-se-ia que todos os indivíduos tenham acesso à educação igualmente, contribuindo para a realização da premissa de Paulo Freire.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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