Primeiramente, vale salientar como a baixa reprodução de crianças promove a continuidade da problemática, visto que a metade da população brasileira não tem o desejo de se tornarem ‘’pais’’, por não terem verbas suficientes para se manterem, expondo assim o crescimento da população de jovens futuramente. Acerca disso, é vital trazer o debate do filósofo Jurgen Habermas, no qual define a ação comunicativa como um elemento que consiste na capacidade de uma pessoa em exercer a cidadania e combater os empecilhos da sociedade. No entanto, embora sejam um pensamento ideal, percebe-se que ao observar o envelhecimento da população brasileira , isso não é firmado na prática, sendo uma consequência direta da irresponsabilidade da assistência social e da alienação vista na “Banalidade”.
Outrossim, é importante ressaltar que, de acordo com Immanuel Kant, o princípio da ética é agir de forma que essa ação possa ser uma prática universal. Conjuntamente, a participação de idosos no mercado de trabalho vai de encontro a ética kantiana, na medida em que essa população sofre algum acidente grave no trabalho trazendo sérios problemas para suas saúdes. Desse modo, o envelhecimento da população brasileira tornou-se uma ocorrência prejudicial à ordem social.
Portanto, para que as ações vistas na obra “Os Simpsons” não se torne comum no Brasil, para isso, é necessário o Congresso nacional; constituição que exerce a criação de leis que regulamentem a quantidade e as funções, criar uma cota de contratação para profissionais de idade avançada para garantir a permanência do mercado de trabalho e manter a atualização do profissional e aproveitar sua experiência adquirida, e ainda sim, o governo liberar mais verbas para as famílias que não tem condições de manter uma geração. Dessa forma, essas intervenções poderiam resultar em uma sociedade melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.