De início, vale ressaltar o legado histórico deixado pela presença portuguesa no Brasil como causador da problemática. Acerca disso, após o “descobrimento” do território brasileiro, os nativos que habitavam o local perderam sua liberdade de culto ao serem violentamente obrigados a seguir os preceitos religiosos impostos pelos lusitanos. A crença imposta se tratava da religião católica, a qual, mais tarde, também foi brutalmente forçada nos negros africanos, trazidos ao Brasil como escravos. À vista disso, é notório que, no passado, havia uma poderosa ideia de superioridade de crenças, na qual apenas uma religião era vista como correta, o que se configura como a raiz da intolerância religiosa existente nos dias atuais. Assim, traços dessa colonização violenta ainda se fazem presentes no país e muitos indivíduos ainda sofrem com perseguições religiosas, veiculadas constantemente na mídia.
Outrossim, cabe analisar a lacuna legislativa como causadora do impasse. Em seu livro, “O Cidadão de Papel”, Gilberto Dimenstein, postula que muitas das normas sociais não costumam sair do papel, ou seja, elas não são efetivamente aplicadas na prática. Nesse sentido, no contexto brasileiro atual, apesar de a liberdade de crenças ser assegurada pela Constituição, ainda há no país inúmeros “cidadãos de papel”, os quais, muitas vezes, têm preceitos religiosos que são minorias e, consequentemente, têm o direito de liberdade religiosa negligenciado. Logo, a persistência desse cenário corrobora o imbróglio.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para amenizar a situação. Para tal, cabe ao Ministério da Educação, por meio de rodas de conversa e debates críticos, inserir a educação religiosa, de maneira imparcial, nas escolas brasileiras, de modo a desconstruir a falsa ideia de hierarquia de crenças e ensinar aos jovens que todas as religiões devem ser respeitadas. Essa ação terá como finalidade reduzir os índices de intolerância religiosa no país. Assim, um passo será dado rumo ao progresso e a Constituição será devidamente aplicada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.