Diante desse entrave, é viável inferir que a intolerância religiosa na sociedade brasileira rompe com diversos preceitos constitucionais que estabelecem a garantia do respeito as diversas manifestações religiosas existentes. Analogamente, o problema é respaldado pelo Realismo — movimento literário que abordou a discriminação, negligência e exclusão — o que remete ao sofrimento vivenciado por pessoas vítimas de preconceito religioso no país, constatando a inadmissibilidade dessa pauta, uma vez que afasta tais cidadãos do seu bem-estar pleno, gerando prejuízos sociais lamentáveis.
Faz-se necessário, ademais, ressaltar que tal problemática é fruto do processo colonialista brasileiro, no qual houve o desrespeito a diversos dogmas, como no caso das religiões de matriz africana. Semelhantemente, na obra "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector, a personagem Macabéa é a representação metafórica do descaso, haja vista que é suprimida por todos os personagens. Logo, a problemática acerca da intolerância religiosa é um óbice constante na sociedade contemporânea, gerando, indubitavelmente, consequências desastrosas.
Dessarte, é dever do Estado, exercendo seu papel de moderador social e por meio do acionamento dos três poderes, aprovar leis e projetos nas Câmaras Legislativas que criminalizem de maneira mais punitiva a intolerância religiosa no Brasil. A fiscalização para a correta aplicação das leis que já estão vigentes é fundamental, para que o mundo tenha mais igualdade e liberdade, tal qual defendeu, outrora, Simone de Beavouir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.