De início, é relevante abordar como um sistema educacional fragilizado fomenta a perpetuação de uma triste realidade, ligada a violência, no meio social. Nesse viés, faz-se necessário destacar que para Émile Durkheim a educação tem a sua função de integrar harmoniosamente os indivíduos na sociedade, evitando conflitos e isolamentos. Com base nesse cenário, entretanto, percebe-se que a competência pedagógica não tem cumprido seu papel eficientemente no espaço urbano, haja vista que não proporciona um ensino pautado em múltiplos saberes, a respeito dos fatores ligados à violência e à criminalidade, assim, em sequência, desencadeando a ausência de um pensamento crítico no corpo civil que evite a permanência dessa hostilidade. Com isso, é evidente a importância significativa da autoridade educacional, para que, convenientemente, atue sobre a temática.
Outrossim, é imperativo analisar como a má aplicação de projetos governamentais, que reformem os sistemas penitenciários, escancara a negligência da administração pública em propor mudanças à violência de forma íntegra no Brasil. Nesse âmbito, o filósofo inglês Thomas Hobbes afirma que é dever do Estado disponibilizar meios que intervenham no ambiente social, em prol do progresso coletivo. Porém, a postura ilegítima exercida pelos órgãos, que deveriam priorizar o enfrentamento do revés no país, contradiz, gravemente, o pensamento do filósofo, posto que não investem em um gerenciamento competente do presídio, tal qual faça a ressocialização dos indivíduos em cárcere — como uma rotina de trabalho e de educação— para inclui-los na sociedade sem resquícios dessa agressividade. Logo, é notória que a displicência estatal influencia o óbice.
Portanto, urge a implantação de caminhos para um combate insigne da violência social. Para isso, compete ao sistema educacional —como o agente responsável por grande parte da formação e do conhecimento coletivo — fortalecer o senso crítico dos indivíduos, desde jovens, mediante aulas complementares sobre o tema. Ademais, o Estado —órgão com verba financeira capaz de efetivar planejamentos— deve, à vista da problemática administração das prisões, adquirir, por meio de um investimento digno, monitores que atuem com base na educação e no auxílio de presos em trabalhos voluntários, para que ocorra o restabelecimento, bem-conceituado, dos detentos no meio urbano. Pois, em decorrência disso, espera-se mitigar esse inoportuna legado histórico
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 171
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.