Avatar do usuário
Por EmillyySilva
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85869
Na época da colonização, em 1500, considerou-se que as diferenças entre populações que viviam em âmbito nacional foram motivos de uma extrema violência e perseguição. Nesse contexto, ao aproximar esse evento histórico à atual realidade brasileira, é possível afirmar que ainda há nocivos desafios, os quais impedem a garantia de um combate íntegro, desse legado violento, no conjunto cívico. Isso ocorre, substancialmente, devido à insuficiência educacional e à omissão do governo.

De início, é relevante abordar como um sistema educacional fragilizado fomenta a perpetuação de uma triste realidade, ligada a violência, no meio social. Nesse viés, faz-se necessário destacar que para Émile Durkheim a educação tem a sua função de integrar harmoniosamente os indivíduos na sociedade, evitando conflitos e isolamentos. Com base nesse cenário, entretanto, percebe-se que a competência pedagógica não tem cumprido seu papel eficientemente no espaço urbano, haja vista que não proporciona um ensino pautado em múltiplos saberes, a respeito dos fatores ligados à violência e à criminalidade, assim, em sequência, desencadeando a ausência de um pensamento crítico no corpo civil que evite a permanência dessa hostilidade. Com isso, é evidente a importância significativa da autoridade educacional, para que, convenientemente, atue sobre a temática.

Outrossim, é imperativo analisar como a má aplicação de projetos governamentais, que reformem os sistemas penitenciários, escancara a negligência da administração pública em propor mudanças à violência de forma íntegra no Brasil. Nesse âmbito, o filósofo inglês Thomas Hobbes afirma que é dever do Estado disponibilizar meios que intervenham no ambiente social, em prol do progresso coletivo. Porém, a postura ilegítima exercida pelos órgãos, que deveriam priorizar o enfrentamento do revés no país, contradiz, gravemente, o pensamento do filósofo, posto que não investem em um gerenciamento competente do presídio, tal qual faça a ressocialização dos indivíduos em cárcere — como uma rotina de trabalho e de educação— para inclui-los na sociedade sem resquícios dessa agressividade. Logo, é notória que a displicência estatal influencia o óbice.

Portanto, urge a implantação de caminhos para um combate insigne da violência social. Para isso, compete ao sistema educacional —como o agente responsável por grande parte da formação e do conhecimento coletivo — fortalecer o senso crítico dos indivíduos, desde jovens, mediante aulas complementares sobre o tema. Ademais, o Estado —órgão com verba financeira capaz de efetivar planejamentos— deve, à vista da problemática administração das prisões, adquirir, por meio de um investimento digno, monitores que atuem com base na educação e no auxílio de presos em trabalhos voluntários, para que ocorra o restabelecimento, bem-conceituado, dos detentos no meio urbano. Pois, em decorrência disso, espera-se mitigar esse inoportuna legado histórico
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 171

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 183

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#85872
Excelente! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
0
Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#85875
Parabéns! :mrgreen:

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
0
Avatar do usuário
Por LeighTeabing
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85881
Oi, Emilly!!!!. Tudo bem? Vou tentar corrigir aqui, já avisando que não sou profissional e estou meio enferrujado.

Autor(a) da redação:@EmillyySilva.
Tema: CAMINHOS PARA O COMBATE À VIOLÊNCIA URBANA NO BRASIL.

Introdução:

Na época da colonização, em 1500, considerou-se que as diferenças entre populações que viviam em âmbito nacional foram motivos de uma extrema violência e perseguição(Repertório/Contextualização). Nesse contexto(Conectivo), ao aproximar esse evento histórico à atual realidade brasileira, é possível afirmar que ainda há nocivos desafios, os quais impedem a garantia de um combate íntegro, desse legado violento, no conjunto cívico(Tema). Isso ocorre, substancialmente, devido à insuficiência educacional e à omissão do governo.(Tese/encaminhamento para D1 e D2)

Comentários: apresenta todos os elementos que uma introdução devem ter, ótimo. Entretanto, quero atentar para seu repertório: falar que a colonização ocorreu em 1500 é incorreto, tendo em mente que ela de fato só teve início cerca de 3 décadas depois. É só um detalhe, creio que não influencia na nota, mas é bom tentar evitar. Dito isso, introdução perfeita ao meu ver! Parabéns!

Desenvolvimento 1:

De início(Conectivo), é relevante abordar como um sistema educacional fragilizado fomenta a perpetuação de uma triste realidade, ligada a violência, no meio social(Retomada de um dos elementos da tese). Nesse viés(Conectivo), faz-se necessário destacar que para Émile Durkheim a educação tem a sua função de integrar harmoniosamente os indivíduos na sociedade, evitando conflitos e isolamentos(Repertório). Com base nesse cenário(Conectivo), entretanto, percebe-se que a competência pedagógica não tem cumprido seu papel eficientemente no espaço urbano, haja vista que não proporciona um ensino pautado em múltiplos saberes, a respeito dos fatores ligados à violência e à criminalidade, assim, em sequência, desencadeando a ausência de um pensamento crítico no corpo civil que evite a permanência dessa hostilidade(Argumentação). Com isso(Conectivo), é evidente a importância significativa da autoridade educacional, para que, convenientemente, atue sobre a temática.(Conclusão)


Comentários: sem comentários aqui. Simplesmente impecável

Desenvolvimento 2:

Outrossim(Conectivo), é imperativo analisar como a má aplicação de projetos governamentais, que reformem os sistemas penitenciários, escancara a negligência da administração pública em propor mudanças à violência de forma íntegra no Brasil(Retomada de um dos elementos da tese). Nesse âmbito, o filósofo inglês Thomas Hobbes afirma que é dever do Estado disponibilizar meios que intervenham no ambiente social, em prol do progresso coletivo(Repertório). Porém(Conectivo), a postura ilegítima exercida pelos órgãos, que deveriam priorizar o enfrentamento do revés no país, contradiz, gravemente, o pensamento do filósofo, posto que não investem em um gerenciamento competente do presídio, tal qual faça a ressocialização dos indivíduos em cárcere — como uma rotina de trabalho e de educação— para inclui-los(incluí-los) na sociedade sem resquícios dessa agressividade(Argumentação). Logo(Conectivo), é notória que a displicência estatal influencia o óbice. (Conclusão)


Comentários: Tudo em ordem ao meu ver

Conclusão:

Portanto, urge a implantação de caminhos para um combate insigne da violência social. Para isso, compete ao sistema educacional(Agente) —como o agente responsável por grande parte da formação e do conhecimento coletivo (Detalhamento)—fortalecer(Ação) o senso crítico dos indivíduos, desde jovens, mediante aulas complementares sobre o tema. Ademais, o Estado(Agente) —órgão com verba financeira capaz de efetivar planejamentos(Detalhamento)— deve(Ação), à vista da problemática administração das prisões, adquirir, por meio(Meio/modo) de um investimento digno, monitores que atuem com base na educação e no auxílio de presos em trabalhos voluntários, para que ocorra o restabelecimento, bem-conceituado, dos detentos no meio urbano. Pois, em decorrência disso, espera-se mitigar esse inoportuna legado histórico(Finalidade)

Comentários: conclusão completa! Sem mais comentários

Ok, então. Vamos à pontuação da redação. Só lembrando que eu sou apenas um estudante, minhas correções podem ter erros e não serem satisfatórias.

C1: 200 (Não vou descontar o erro de acentuação ocorrido no D2, pois foi um desvio isolado ao meu ver)
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 200

Nota Final: 1000

Parabéns!

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
0
Avatar do usuário
Por EmillyySilva
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85892
Muito obrigada, gente! Irei prestar mais atenção na próxima, eu mesmo percebi que deixei escapar dois errinhos na (C1), mas vou fingir que nem vi vai que tem mais, aquelas KKKK. 😸🙏 ♡♡

@JoaoPedro72
@Mylike
@Aida
@LeighTeabing (vi que me marcou na sua redação, até amanhã dou retorno, perdão a demora. ;) )
0
Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#85893
EmillyySilva escreveu:Muito obrigada, gente! Irei prestar mais atenção na próxima, eu mesmo percebi que deixei escapar dois errinhos na (C1), mas vou fingir que nem vi vai que tem mais, aquelas KKKK. 😸🙏 ♡♡

@JoaoPedro72
@Mylike
@Aida
@LeighTeabing (vi que me marcou na sua redação, até amanhã dou retorno, perdão a demora. ;) )
Por nada! :D

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
0
Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#85894
EmillyySilva escreveu:PARA
união sinistra🦭🤝🏻🦆 KKKKKKKKKK

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
0
Avatar do usuário
Por LeighTeabing
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85898
EmillyySilva escreveu:Muito obrigada, gente! Irei prestar mais atenção na próxima, eu mesmo percebi que deixei escapar dois errinhos na (C1), mas vou fingir que nem vi vai que tem mais, aquelas KKKK. 😸🙏 ♡♡

@JoaoPedro72
@Mylike
@Aida
@LeighTeabing (vi que me marcou na sua redação, até amanhã dou retorno, perdão a demora. ;) )
De nada, Emilly!

E quanto a minha redação: sem pressa. ;)

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
0
Avatar do usuário
Por henriquviana
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85900
Galera, se puderem corrigir minha redação ficarei muito grato.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
141 Exibições
por marimont
1 Respostas 
291 Exibições
por Wesley529
13 Respostas 
935 Exibições
por sophiabeeo
0 Respostas 
117 Exibições
por Gimartinelli
1 Respostas 
59 Exibições
por maluzitos
Entraves para melhoria da violência urbana
por marimirandx    - In: Outros temas
0 Respostas 
34 Exibições
por marimirandx
1 Respostas 
119 Exibições
por Laizabkz
0 Respostas 
81 Exibições
por Leleziasousa
0 Respostas 
19 Exibições
por anaabreu16
0 Respostas 
178 Exibições
por drea29

O longa-metragem "The Normal Heart&qu[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

O Brasil, diante da democratização d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM