Deve-se pontuar, de início, que a ignorância configura-se como grave empecilho no que se refere ao combate a intolerância religiosa no Brasil. Desse modo, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Visto que a ignorância provém da falta de conhecimento, faz-se de imensa importância debater sobre o assunto. No entanto, percebe-se uma lacuna no que se refere a essa questão, que ainda é muito silenciada. Portanto, debatê-lo amplamente aumentaria as chances de atuação nele.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é a insuficiência de leis. O filósofo John Locke defende que "As leis fizeram-se para os homens e não para as leis". Ou seja, ao ser criada uma lei, é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. No entanto, na questão do combate a intolerância religiosa no Brasil, a legislação não tem sido suficiente para a resolução do problema.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Como solução, é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversa e debates sobre a intolerância religiosa no ambiente escolar, de forma a favorecer o conhecimento de doutrinas e religiões, combatendo assim a discriminação por meio da ignorância, proporcionando uma sociedade mais respeitosa e tolerante às diferenças sociais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada