Avatar do usuário
Por Ferferreira
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#77487
A Constituição Federal de 1988, Documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Mas, diante da pandemia de covid 19, tal prerrogativa não tem se reberverado com ênfase na prática quando se observa que crianças e adolescentes em situação vulnerável socio-economicamente, não tem acesso ao sistema remoto de ensino dificultando, deste modo, a universalização desse direto social tão importante. Diante dessa perspectiva faz-se imperiosa a análise dos fatores que favoressem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de acesso a educação por esses estudantes. Nesse sentido, o governo não tem se preocupado como deveria com esse problema. Essa conjuntiva, segundo as idéias do filósofo contratualista Jonh Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais é fundamental apontar a ausência de infraestrutura sofrida por estes alunos em sua residência como impulsionadora da dificuldade de acesso a educação. Segundo a pesquisa Tic Educação 2019, 39% dos estudantes de escolas públicas urbanas não tem computador ou tablet em casa. Diante de tal exposto, esses estudantes ficam em tardamento se comparado aos demais. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado, por intermédio de políticas públicas, projetos de ações levem computadores e internet a esses alunos, a fim de que eles tenham a estrutura mínima necessária para estudar. Assim, se consolidará uma sociedade mais igualitária, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social" tal qual afirma Jonh Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Ensino á distância no Brasil
por Delbis1502    - In: Outros temas
0 Respostas 
114 Exibições
por Delbis1502
Ensino á distância no Brasil
por Delbis1502    - In: Outros temas
0 Respostas 
47 Exibições
por Delbis1502
Ensino á distância no Brasil
por Delbis1502    - In: Outros temas
0 Respostas 
50 Exibições
por Delbis1502
4 Respostas 
645 Exibições
por OlrenBeat
os desafios do ensino a distância
por thaliaAa    - In: Outros temas
0 Respostas 
66 Exibições
por thaliaAa
0 Respostas 
89 Exibições
por Isaaraaujo
1 Respostas 
110 Exibições
por Fanijka
4 Respostas 
243 Exibições
por Lauany25
CRESCIMENTO DO ENSINO À DISTÂNCIA (EAD)
por rodriguees29    - In: Outros temas
0 Respostas 
60 Exibições
por rodriguees29
0 Respostas 
56 Exibições
por Aislan2000

Recentemente, ocorreu-se uma notícia de um […]

O filme Wall-e conta a história de como, h&[…]

O longa-metragem "The Normal Heart&qu[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM