Os antigos manicômios contribuíram de modo considerável para cultura de aversão aos distúrbios mentais. Tem-se como exemplo, o Hospital Psiquiátrico Colônia de Bacena-MG, tido como maior símbolo de higienização mental no país, onde milhares de pessoas com e sem transtornos psicológicos foram internados em conjunturas desumanas, vítimas de maus-tratos e submetidos a tratamentos cruéis de choque, lobotomia e punições que causaram inúmeras mortes. Nesse sentido, as práticas sucedidas nos anosos hospícios e as abordagens feitas às patologias psíquicas, propiciou uma visão deturpada quanto as mesmas, e gerou uma nítida segregação social. Isto posto, os indivíduos considerados como "loucos" foram, por muito tempo, excluídos e discriminados pela sociedade.
A saúde mental também encontra um dos seus maiores desafios na minguada difusão de informações quanto a mesma na sociedade. Convém sobrelevar, a existência da Campanha Janeiro Branco, dedicada à prevenção das patologias mentais, realizada por psicólogos que veem ganhando cada vez mais destaque e chamando a atenção para a importância da prevenção e da conscientização dessas questões de ordem psicológica. Porém, ainda é pequena a propagação de campanhas como essas em todos os âmbitos sociais. Dessa forma, a quantidade de pessoas acometidas com esses transtornos ainda é grande, assim como seus estigmas.
Infere-se, portanto, que a saúde mental ainda é considerada um tabu que causa grande defasagem na realidade brasileira. Sendo assim, é preciso que o Ministério da Saúde em parceria com a mídia, crie mais campanhas de ação preventiva e sensibilizadora, com linguagem simples e acessível, no que tange aos transtornos psíquicos. Ademais, é viável também, que seja incluso nos currículos escolares, matérias que abranjam a importância de cuidar da saúde psicológica. Dessa maneira, será possível assegurar que, gradativamente, uma sociedade mais saudável seja formada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.