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#5083
É inconteste, que a saúde mental ainda encontra-se como um tabu para a sociedade hodierna. Visto que, os transtornos psicológicos são frequentes alvos de banalização e de preconceitos que dificultam a aceitação e o combate das doenças mentais nos indivíduos. Isso ocorre, em razão da herança histórica deixada pelos antigos manicômios e seus tratamentos em consonância com a escassa disseminação de informações e conscientização sobre as patologias psíquicas no meio social.
Os antigos manicômios contribuíram de modo considerável para cultura de aversão aos distúrbios mentais. Tem-se como exemplo, o Hospital Psiquiátrico Colônia de Bacena-MG, tido como maior símbolo de higienização mental no país, onde milhares de pessoas com e sem transtornos psicológicos foram internados em conjunturas desumanas, vítimas de maus-tratos e submetidos a tratamentos cruéis de choque, lobotomia e punições que causaram inúmeras mortes. Nesse sentido, as práticas sucedidas nos anosos hospícios e as abordagens feitas às patologias psíquicas, propiciou uma visão deturpada quanto as mesmas, e gerou uma nítida segregação social. Isto posto, os indivíduos considerados como "loucos" foram, por muito tempo, excluídos e discriminados pela sociedade.
A saúde mental também encontra um dos seus maiores desafios na minguada difusão de informações quanto a mesma na sociedade. Convém sobrelevar, a existência da Campanha Janeiro Branco, dedicada à prevenção das patologias mentais, realizada por psicólogos que veem ganhando cada vez mais destaque e chamando a atenção para a importância da prevenção e da conscientização dessas questões de ordem psicológica. Porém, ainda é pequena a propagação de campanhas como essas em todos os âmbitos sociais. Dessa forma, a quantidade de pessoas acometidas com esses transtornos ainda é grande, assim como seus estigmas.
Infere-se, portanto, que a saúde mental ainda é considerada um tabu que causa grande defasagem na realidade brasileira. Sendo assim, é preciso que o Ministério da Saúde em parceria com a mídia, crie mais campanhas de ação preventiva e sensibilizadora, com linguagem simples e acessível, no que tange aos transtornos psíquicos. Ademais, é viável também, que seja incluso nos currículos escolares, matérias que abranjam a importância de cuidar da saúde psicológica. Dessa maneira, será possível assegurar que, gradativamente, uma sociedade mais saudável seja formada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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