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#12
O olhar brasileiro.

Ao falar do povo brasileiro considera-se que é uma história grandiosa e com vários personagens. Nesse sentido percebe-se uma diversidade de povos e a dificuldade em aceita-los.

Desde os primórdios dos povos brasileiros até os tempos contemporâneos, houve uma enorme mistura de povos, entre elas africanos, europeus, italianos. Torna-se claro nesse sentido que o Brasil com uma grande extensão territorial abrigou a enormes diversidades ideológicas.

Além disso a dificuldade em aceitar o novo, cresceu na medida em que a sociedade foi se diversificando. Um exemplo disso é a enorme aquarela em que vivemos, diversas cores formam o povo brasileiro. Trazendo à tona o preconceito e a descriminação, tornando um povo superior e outro inferior, dentro da sociedade que leva em consideração a cor do ser.

Fica evidente, por tanto, que o Brasil é um país com grande variabilidade de culturais. Nesse sentido, faz-se necessário aceitar essa diversidade que convivemos. Sendo relevante, ainda que o Brasil realmente é um país de todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

#64826
PRECISA MELHORAR!
Os argumentos não estão organizados como pede a Redação do ENEM; senti falta de conectivos; não apresentou a proposta de intervenção. Tem certeza que a tipologia pedida nessa redação foi o Dissertativo-Argumentativo??


O olhar brasileiro.

Ao falar do povo brasileiro, considera-se que é uma história grandiosa e com vários personagens. Nesse sentido, percebe-se uma diversidade de povos e a dificuldade em aceita-los.

Desde os primórdios, dos povos brasileiros até os tempos contemporâneos, houve uma enorme mistura de povos, entre elas; africanos, europeus e italianos. Torna-se claro, nesse sentido, que o Brasil, com uma grande extensão territorial, abrigou a enormes diversidades ideológicas.

Além disso, a dificuldade em aceitar o novo,(sem a vírgula) cresceu, na medida em que a sociedade foi se diversificando. Um exemplo disso é a enorme aquarela em que vivemos, diversas cores formam o povo brasileiro. Trazendo à tona o preconceito e a discriminação, tornando um povo superior e outro inferior,sem a vírgula) dentro da sociedade que leva em consideração a cor do ser.

Fica evidente, portanto, que o Brasil é um país com grande variabilidade cultural. Nesse sentido, faz-se necessário aceitar essa diversidade que convivemos. Sendo relevante, ainda, que o Brasil realmente é um país de todos.

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