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Por Minkasu
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Na obra "Utopia", do grande escritor Thomas Hobbes, é retratada uma sociedade ideal, onde as políticas são igualitárias e inclusivas. Entretanto, essa narrativa não pode se aplicar ao atual cenário brasileiro, uma vez que as mulheres sofrem e enfrentam todos os dias a desigualdade e invisibilidade no trabalho, em áreas como a profissão de cuidador.
Partindo da antiguidade até a atualidade, as mulheres sempre foram vistas como o "sexo frágil ", tendo menos oportunidades de emprego, recebendo menos, e sendo descriminadas. No século XXI, isso não se mostra diferente, um exemplo claro disso sendo o trabalho de cuidador, uma trabalho essencial no país e que exige muito fisico e mentalmente. Mas que quando realizado por uma mulher, é mal remunerado, cheio de preconceito étnico e xenofobia. Além de, muitas vezes, violento, possuindo diversos abusos.
Embora tenha havido uma notória mudança entre a antiguidade e a atualidade, ainda não e possível se embazar na obra de Thomas Hobbes para retratar a realidade. No Brasil, o número de pessoas que demandam de um cuidado especial tem se tornado alarmante, mas, muitas vezes acaba sendo realizado por integrantes da família que em 75% das vezes, são mulheres, que quando contratadas, recebem um salário baixo para o trabalho exigido.
Assim, é de utilidade pública a participação do governo, criando políticas públicas que atendam a demanda de pessoas que precisam de cuidados especiais, e que implementem leis, uma vez que, acaba sendo realizado por adolescentes de 15 ou 16 anos, ou por mulheres da família. Podendo assim, criar um novo modelo para a sociedade, onde a ideia de Thomas Hobbes poderia estar presente, uma vez que, haveriam então, políticas que atenderiam a demanda necessária de cuidadores e havendo salários ideais para o trabalho realizado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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