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#64836
Na sociedade brasileira contemporânea, é visível a negligência no trânsito, visto que é um problema que persiste em todo o mundo, mesmo com as leis que tentam amenizar essa problemática. Nesse sentido, as ações errôneas dos cidadãos corroboram os acidentes de trânsito, o qual configura a falta de responsabilidade e respeito social. Isso acontece em virtude são da falta de empatia com o próximo, bem como ao não conhecimento das leis de trânsito.

Indubitavelmente, as pessoas estão se tornando cada vez mais individualistas e não temem os reflexos que seus erros no trânsito pode ocasionar danos a outros. Nesse víeis, segundo dados da OMS, Organização Mundial de Saúde, mais de 1 milhão de pessoas morrem por ano só em acidente de trânsito. Esse índice é altíssimo e gera um grande impacto na sociedade, por ser uma das grandes causas de morte de jovens no mundo. Dessa forma, há a necessidade de rever a formação cidadã para que se tornem cidadãos que pratiquem o bem a todos.

Outrossim, o desconhecimento dos direitos e deveres ao circularem nas vias públicas acarreta grandes danos sociais, visto que o despreparo de muitos são evidenciados constantemente no território brasileiro. A exemplo disso, vê-se pelo descuido dos envolvidos no trânsito, seja o individuo de carro que dirige em alta velocidade ou o pedestre que atravessa fora da faixa indicada, seja do ciclista que por descuido não olhou pro lado, ou o indivíduo que estava com o celular em mãos enquanto dirigia. Logo, medidas são necessárias para a instrução daqueles que circulam nas vias de trânsito.

Portanto, é de suma importância medidas para a solução desse problema. Cabe o Ministério da Educação criar campanhas, enfatizando a necessidade do cumprimento de leis e também da empatia ao próximo, pelos meios de comunicação com o intuito de fazer com que as pessoas analisem e melhorem as suas atitudes. Dessa forma, será visivelmente perceptível a mudança na mortalidade, como também na formação social dos indivíduos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#65156
Olá @Giovannapere , sou Wagner e vou fazer alguns comentários acerca de sua redação. Não repare a falta de acentos, meu teclado esta com defeito :lol: .

[1]Na sociedade brasileira contemporânea, é visível a negligência no trânsito,[3] visto que é um problema que persiste em todo o mundo, mesmo com as leis que tentam amenizar essa problemática. Nesse sentido, as ações errôneas dos cidadãos corroboram os acidentes de trânsito, o qual configura a falta de responsabilidade e respeito social. Isso acontece em virtude[2] são da falta de empatia com o próximo, bem como ao não conhecimento das leis de trânsito.

[1]A redação do Enem não exige especificadamente um já repertorio na introdução, mas vejo que logo na introdução percebo a falta uma contextualização maior uma vez que não consigo associar o desrespeito aas leis de transito a um fato da realidade. Acho que ficou meio generalizado mas sem problemas.
[2] Erro de regência nominal. O conectivo "em virtude" exige o uso da preposição de após ele, um exemplo disso e: "Em virtude da ascensão de casos de Covid, um novo decreto foi aprovado"
[3] Virgula desnecessária, pois ela atrapalha a progressão do texto e não funciona como um vocativo.
:!: Boa introdução, porém, faltou a contextualização e uma apresentação do tema mais evidente . Para isso, recomendo escrever o próprio tema como forma de sinalizar para o corretor que você esta falando sobre isso, pois assim, não fica subentendido.

[4]Indubitavelmente, as pessoas estão se tornando cada vez mais individualistas[6] e não temem os reflexos que seus erros no trânsito pode ocasionar danos a outros. Nesse víeis, segundo dados da OMS, Organização Mundial de Saúde, mais de 1 milhão de pessoas morrem por ano só em acidente de trânsito. Esse índice é altíssimo e gera um grande impacto na sociedade, por ser uma das grandes causas de morte de jovens no mundo[5]. Dessa forma, há a necessidade de rever a formação cidadã para que se tornem cidadãos que pratiquem o bem a todos.[8]
[4]Conectivo inadequado, tente substitui-lo por aqueles que introduzem seus argumentos em ordem: "Primeiramente, em primeira analise..."
[5] Você não argumenta muito nesse desenvolvimento 1 e afinal, você usa-se de um importante argumento que pessoas estão morrendo pelo transito mas, elas morrem pelo uso de álcool? pessoas sem carteira de habilitação? kamikazes? Enfim, você não explora o tema e apenas diz que ele acontece e acabou. Por isso, explore o tema, vá a fundo, explica o tema como se estivesse explicando para uma criança e , tenho certeza que assim sua argumentação ira melhorar
[6]Isso também representa alguns furos de argumentação, porque muitas pessoas se acidentam por estarem estressadas, irracionais e ate mesmo abaladas mentalmente muitas vezes pela rotina repetitiva que a sociedade propõe, fato que descaracteriza apenas o caráter individualista da coisa.
[7] E acredito que esse D1 ficou majoritariamente expositivo e, devido ao pouco espaço para argumentar, você não aponta o porque do falta de estimulo do bem social ser uma causa para o tema, como prometido na introdução
:!: O que pesou aqui foi o uso de pouca argumentação e exploração do tema


Outrossim, o desconhecimento dos direitos [9]e deveres ao circularem nas vias públicas acarreta grandes danos sociais, visto que o despreparo de muitos são evidenciados constantemente no território brasileiro. A exemplo disso, vê-se pelo descuido dos envolvidos no trânsito, seja o individuo de carro que dirige em alta velocidade ou o pedestre que atravessa fora da faixa indicada, seja do ciclista que por descuido não olhou pro lado, ou o indivíduo que estava com o celular em mãos enquanto dirigia. Logo, medidas são necessárias para a instrução daqueles que circulam nas vias de trânsito.
[8] Aqui aconteceu ao contrario, você argumenta mas me diz, como você prova que isso e um fato na realidade? O repertorio tem um peso enorme para uma redação e ele, literalmente, pode abranger tudo o que você experienciou na vida: livros, filmes, series, noticias, fatos históricos...Mas dentre todos esses, um precisa ser escolhido para provar o que você diz , uma das bases da argumentação consistente.
[9] Esse argumento vai contra o que você apresenta no D1, ou pelo menos, estabelece uma razão para a irresponsabilidade das pessoas no transito, acho que ficaria mais interessante condensar esses 2 desenvolvimentos em 1 só e acrescentar mais argumentos. Isso porque, se uma pessoa desconhece as leis de transito, obrigatoriamente ela não ira estar sendo responsável com seu papel de cidadão. Ainda que, ela pode conhecer a maioria das leis e mesmo assim cometer um ato irresponsável.
:!: Você argumentou mais, mas faltou o repertorio.

Portanto, é de suma importância medidas para a solução desse problema. [10]Cabe o Ministério da Educação criar campanhas, enfatizando a necessidade do cumprimento de leis e também da empatia ao próximo, pelos meios de comunicação com o intuito de fazer com que as pessoas analisem e melhorem as suas atitudes. Dessa forma, será visivelmente perceptível a mudança na mortalidade, como também na formação social dos indivíduos.
[10] Faltou o conectivo
[11] Conclusão perfeita, todos os elementos e bem pensada

Notas
C1:160 eu percebi 2 erros de estrutura sintática, caracterizando essa nota
C2:120 você tem um repertorio legitimado mas não produtivo e no outro D2 não apresenta.
C3:120 você não argumenta muito e por isso perdeu alguns pontos aqui
C4:120 vários conectivos inadequados e em alguns momentos você não os usou
C5:200 conclusão completa

NOTA FINAL: 720
E isso, qualquer objeção ou duvida e só me marcar =)

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