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Por luizaayresss
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O fragmento da crônica de Fernando Gabeira ressalta a relevância da mídia nas ações políticas. É imprescindível que um fato só se torna político por meio da divulgação da imprensa e caso não for exposto, não há justiça e intervenção necessária. A partir desse contexto, é notório que os povos tradicionais no território brasileiro são constantemente menosprezados e passam por abrangentes discriminações. Sob esses víeis, é fulcral que essa chaga social seja resolvida e análise da negligência por parte do governo.

Segundo a ONU, os povos indígenas possuem direitos coletivos que são indispensáveis para sua existência, bem-estar e desenvolvimento integral como povos. Entretanto, é visto que esses direitos são violados, em razão que os povos originários estão atualmente em um cenário alarmante de grandes taxas de genocídios e impunidade por falta de investigação adequada, desapropriação de terras ancestrais, acessos precários as instituições de saúdes e ensinos e até mesmo deslocamento forçado. É perceptível, portanto, o descaso governamental no Brasil e a desumanização contra povos indígenas, contrariando o que está previsto na ONU e que deve ser garantido a todos pelo Estado.

Vale ressaltar que é importante compreender que o Brasil tem, desde os tempos coloniais, interesse em obter lucros às custas da proteção das comunidades indígenas, inclusive através de legislação. Visto que, isto ocorre desde o século XVI, onde o Estado se organizava em torno da exploração do trabalho escravo desta etnia. O cenário de perseguição continua até hoje por causa da violação da própria constituição federal, que define limites territoriais para os povos indígenas.

Em suma, a discussão politica sobre os direitos dos povos originários é fundamental e urgente para garantir visibilidade e findar essa problemática que ocorre desde o período colonial. Assim, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificadamente o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania - responsável pela articulação interministerial das políticas de promoção e proteção dos direitos humanos no Brasil - executar adequadamente e criar novos projetos de leis mais severas a fim de assegurar os direitos de todos os povos. Além disso, é fundamental que os órgãos responsáveis façam prevalecer as novas leis, para que assim, de fato, os direitos dos povos tradicionais sejam executados e não apenas no papel, desta forma, adequar uma sociedade mais justa e inclusiva.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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