Indubitavelmente, as pessoas estão se tornando cada vez mais individualistas e não temem os reflexos que seus erros no trânsito pode ocasionar danos a outros. Nesse víeis, segundo dados da OMS, Organização Mundial de Saúde, mais de 1 milhão de pessoas morrem por ano só em acidente de trânsito. Esse índice é altíssimo e gera um grande impacto na sociedade, por ser uma das grandes causas de morte de jovens no mundo. Dessa forma, há a necessidade de rever a formação cidadã para que se tornem cidadãos que pratiquem o bem a todos.
Outrossim, o desconhecimento dos direitos e deveres ao circularem nas vias públicas acarreta grandes danos sociais, visto que o despreparo de muitos são evidenciados constantemente no território brasileiro. A exemplo disso, vê-se pelo descuido dos envolvidos no trânsito, seja o individuo de carro que dirige em alta velocidade ou o pedestre que atravessa fora da faixa indicada, seja do ciclista que por descuido não olhou pro lado, ou o indivíduo que estava com o celular em mãos enquanto dirigia. Logo, medidas são necessárias para a instrução daqueles que circulam nas vias de trânsito.
Portanto, é de suma importância medidas para a solução desse problema. Cabe o Ministério da Educação criar campanhas, enfatizando a necessidade do cumprimento de leis e também da empatia ao próximo, pelos meios de comunicação com o intuito de fazer com que as pessoas analisem e melhorem as suas atitudes. Dessa forma, será visivelmente perceptível a mudança na mortalidade, como também na formação social dos indivíduos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.