Um caso bastante relevante, é o de Liana Friedenbach, uma adolescente de 16 anos, que em 2003, foi estuprada e brutalmente assassinada, por Champinha, um jovem que na época dos fatos, possuía a mesma idade que a vítima.
Como o pena, o assassino cumpriu apenas 03 anos de internação e medidas sócio educativas em uma fundação para menores infratores. Ao completar a maioridade, continuou sob custódia do estado, e foi internado em uma unidade de saúde experimental, mantida com dinheiro público. Neste local, ele passa seus dias jogando videogame, futebol e assistindo televisão, sem previsão de saída, enquanto Liana teve sua vida interrompida, por pura maldade de uma pessoa cruel e sem escrúpulos.
A sensação que temos é de impunidade e injustiça, porém, reduzir a maioridade penal para 16 anos não é a solução. Pois deixaremos para trás, assassinos de 15, estupradores de 14, assaltantes de 13 anos, e uma porta aberta para pré adolescentes e crianças entrarem. Se o crime não tem idade, por qual motivo a punição teria? Ao cometer um delito, o menor deve ser emancipado, para que seja julgado e a partir de sua pena, seja encaminhado a um presídio como um criminoso qualquer. Havendo uma punição mais severa para estes, é provável que haja uma conscientização entre os outros, que consequentemente repensarão seus atos, além de trazer mais dignidade as famílias e as vítimas que sofreram nas mãos de tais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.