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#42226
Acompanhando os noticiários diariamente, observamos um aumento considerável no número de crimes cometidos por menores. Levando em consideração as punições que leis brasileiras dispõem para os mesmos, são intensas as discussões por medidas mais eficazes.
Um caso bastante relevante, é o de Liana Friedenbach, uma adolescente de 16 anos, que em 2003, foi estuprada e brutalmente assassinada, por Champinha, um jovem que na época dos fatos, possuía a mesma idade que a vítima.
Como o pena, o assassino cumpriu apenas 03 anos de internação e medidas sócio educativas em uma fundação para menores infratores. Ao completar a maioridade, continuou sob custódia do estado, e foi internado em uma unidade de saúde experimental, mantida com dinheiro público. Neste local, ele passa seus dias jogando videogame, futebol e assistindo televisão, sem previsão de saída, enquanto Liana teve sua vida interrompida, por pura maldade de uma pessoa cruel e sem escrúpulos.
A sensação que temos é de impunidade e injustiça, porém, reduzir a maioridade penal para 16 anos não é a solução. Pois deixaremos para trás, assassinos de 15, estupradores de 14, assaltantes de 13 anos, e uma porta aberta para pré adolescentes e crianças entrarem. Se o crime não tem idade, por qual motivo a punição teria? Ao cometer um delito, o menor deve ser emancipado, para que seja julgado e a partir de sua pena, seja encaminhado a um presídio como um criminoso qualquer. Havendo uma punição mais severa para estes, é provável que haja uma conscientização entre os outros, que consequentemente repensarão seus atos, além de trazer mais dignidade as famílias e as vítimas que sofreram nas mãos de tais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

#42228
Tente usar dados de organizações sérias para embasar o seu ponto de vista e sua tese que vai ser defendida. Abuse de opiniões de especialistas, informações sobre o valor que a máquina pública gasta e etc.
Cuidado com as letras maiúsculas e minúsculas, por exemplo, é Estado, do jeito que você se referiu. O exemplo do caso do Champinha poderia ter sido utilizado na introdução para dar início a abordagem do assunto.
A conclusão ficou um tanto quanto vaga, então leve em consideração as cinco coisas que a sua conclusão deve ter:
Agente
Meio
Ação
Finalidade
Detalhamento

Faça essas modificações e se aprofunde mais nos temas que a sua nota avançará muito 🤓🤗🧚‍♀️

O período de gestação é[…]

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaraç&ati[…]

Fake News- Banca Consulpam

ao esboçar o seu projeto de texto, conside[…]

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