O caso Champinha tomou notoriedade na mídia devido a sua brutalidade. Tanto ele, quanto seu irmão eram menores de idade e cometeram um crime brutal de violência sexual e de homicídio contra um casal. Na época, houve um grande debate entre deputados sobre a impunidade dos menores em decorrência gravidade do caso. Dado contexto, é importante ressaltar que muitos crimes brutais ocorrem em decorrência de fatores psicológicos dos criminosos. logo, dificilmente serão contornados pelo melhoramento de fatores sociais.
A série Cidade de Deus mostra como o crime está mais presente em comunidades mais pobres. Esse contraste fica bastante nítido no relacionamento do protagonista com uma pessoa que não mora na comunidade. Sob essa ótica, observa-se que muitos menores são aliciados pelo crime devido a omissão do Estado no cumprimento dos seus deveres estabelecidos na constituição, o que por sua vez, poderia ser contornado pela sua presença.
Portanto, para que o Estado faça jus à Constituição, é importante adoção de medidas como a parceria entre ministérios responsáveis pela educação, trabalho, família e empresas que garantam pleno emprego na região por meio de benefícios e isenções fiscais para aquelas que se destacam no ramo da educação, além da promoção do pleno emprego na região por empresas parceiras. No que diz respeito à brutalidade, é importante que haja uma adequação do código penal para crimes mais graves, uma vez que têm pouca relação com fatores sociais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.