De início, constata-se que a disparidade socioeconômica contribui efetivamente para a permanência do labor semelhante ao escravo. Sobre isso, o sociólogo Karl Marx defendia que a sociedade capitalista está dividida em duas classes: a burguesia – detentora dos meios de produção – e o proletariado – que vende sua força de trabalho para sobreviver. À vista disso, nota-se que essa configuração gera uma forte discrepância socioeconômica, uma vez que há uma segregação das camadas sociais. Nessa ótica, as dificuldades financeiras aliadas à necessidade de sobrevivência levam os indivíduos que se encontram às margens da sociedade à adesão ao trabalho análogo à escravidão como um dos poucos meios viáveis à subsistência. Dessa maneira, o cenário injusto de trabalho forçoso tem a assimetria social e econômica como um dos pilares para a sua continuação.
Outrossim, a ineficácia legislativa consiste em outro fator determinante para a persistência da escravidão comtemporânea. Acerca disso, conforme o escritor Gilberto Dimenstein, em seu livro “O Cidadão de Papel”, as leis brasileiras são completas na teoria, mas, na prática, estas não são devidamente aplicadas. Nesse sentido, tal premissa aplica-se ao cenário do Brasil na atualidade, dado que, embora a legislação do país, teoricamente, garanta que ninguém será submetido ao trabalho escravo, isso não é percebido no cotidiano nacional, pois essa exploração ainda existe, desrespeitando não só a constituição, como também os direitos humanos das vítimas. Assim, a falta de aplicação efetiva e supervisionada das normas brasileiras contribui para o impasse.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para modificar esse cenário. Então, a fim de acabar com o trabalho análogo ao escravo no Brasil, cabe ao Poder Executivo, o qual é responsável pela efetiva aplicação das leis brasileiras, garantir que a legislação seja devidamente cumprida, por meio de uma fiscalização e execução mais eficazes, de modo a fazer valer na prática o que é garantido legalmente. Ademais, cabe ao Governo Federal criar programas que visem a redução da desigualdade socioeconômica para diminuir a permanência de pessoas em trabalho similar à escravidão. Por fim, com essas medidas, casos como o de “Torto Arado” serão raros no país e a nação caminhará rumo ao progresso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 191
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 178
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 178
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 182
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.