Sob esse viés, é relevante notar que o negligenciamento Estatal em averiguar se as normas constitucionais estão sendo seguidas leva a persistir esse terrível cenário. Segundo o Código Penal, criado em 1940, é assegurado pena para aqueles que reduzir o trabalhador a situações de escravidão. Nessa perspectiva, porém, é evidenciado a inércia, ocorrida até mesmo por atos corruptos na fiscalização, em se fazer cumprir a lei, o que acarreta na ausência de dignidade do trabalhador, opondo-se ao que o sociólogo Max Weber aponta sobre o trabalho ser uma forma de dignificar o homem, o que nesse contexto não ocorre.
Ademais, a desigualdade social é responsável por ainda existir empregos que ferem os direitos trabalhistas. De acordo com o escritor e professor Ariano Suassuna, o Brasil é um lugar dividido em dois países diferentes: “o país dos privilegiados e o país dos despossuídos”. Sob essa ótica, no que se refere às atividades remuneradas, é observado que os indivíduos menos favorecidos, por ter baixo nível educacional e encontrar dificuldades em conseguir empregos de qualidade, acabam sujeitando-se aos trabalhos com condições insalubres, enquanto os beneficiados mantém-se despreocupados com o que possa afetar o bem social.
Portanto, diante do exposto, atitudes devem ser tomadas para sanar o descaso que o trabalho associado a escravidão causa. A fim de que todos tenham sua dignidade e direitos garantidos, é dever do Ministério da Justiça - órgão responsável por verificar o cumprimento das leis - fortalecer a fiscalização quanto ao exercício das atividades nas empresas. Além disso, deve tornar os meios comunicativos mais acessíveis para as denúncias. Assim, o trabalho será considerado como uma maneira de atingir dignidade para o homem.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada