A princípio, é válido analisar a influência do machismo presente na sociedade brasileira como fator contribuinte para a persistência do assédio na vida das mulheres modernas. Nas sociedades patriarcais antigas do mundo greco-romano, pessoas do sexo feminino eram vistas como frágeis e inferiores aos homens, e, por isso, não tinham direito à participação política e nem eram consideradas como cidadãs, tendo como dever apenas a procriação e os cuidados com o lar. Nessa perspectiva, embora, nos dias atuais, as mulheres ocupem outros espaços, antes destinados apenas ao sexo masculino, observa-se uma lenta mudança na mentalidade social, fazendo perdurar alguns preceitos patriarcais. Desse modo, tal fato contribui fortemente para a problemática do assédio na medida em que a visão machista do mundo considera que o corpo das mulheres é de poderio dos homens, sendo, pois, passíveis de cantadas de cunho sexual e de olhares maliciosos.
Além disso, ressalta-se a naturalização da problemática no meio social, a qual contribui para a permanência das atitudes assediadoras. No livro “Ensaio Sobre a Cegueira”, do escritor José Saramago, é feita uma crítica acerca da cegueira moral das sociedades, defendendo que os indivíduos são dotados de imparcialidade e egoísmo frente aos problemas sociais. Nesse contexto, assim como retratado na obra, no Brasil contemporâneo, a questão das cantadas e do assédio contra as mulheres é tratada com naturalidade pela sociedade, visto que as pessoas ficam numa posição imparcial e passiva em relação à temática, contribuindo para a continuidade desse grave cenário. Dessa forma, a falta de uma análise crítica e ativa da realidade social corrobora o impasse.
Logo, infere-se que medidas são necessárias para amenizar a situação. Para tal, cabe ao Ministério da Educação investir na desnaturalização do machismo e do assédio, inserindo o assunto nas grades das escolas brasileiras, por meio de profissionais qualificados, com vistas a criar jovens que não se posicionem de forma imparcial frente ao problema. Essa ação terá também como finalidade a desconstrução do pensamento machista enraizado na sociedade contemporânea. Por fim, com essas medidas, a nação caminhará rumo ao progresso e casos como o da minissérie “Assédio” não serão mais recorrentes no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.