Portanto é imprescindível discutir o que acarreta essa lacuna de pessoas sem registro civil. O artigo 6 da constituição brasileira garante educação para os cidadãos, logo esse direito é negligenciado a quem não seja considerado um. Ademais é perspicaz que o governo garanta identificação para crianças e jovens para que consigam usufruir do direito da educação e consigam se matricular nas escolas. Portanto como disse Immanuel Kant “O ser humano é o que a educação faz dele” dessa forma conseguimos enxergar que sem o registro esses grupos não terão o acesso a seu direito de educação como garante o artigo 6.
Paralelamente quem não tem registro civil também não pode trabalhar com carteira assinada, seguro desemprego, saúde, auxilio emergencial entre vários direitos essenciais. A lei 9.265 garante a gratuidade dos atos necessários ao exercício da cidadania, em analogia a esse contexto é evidente que este problema ultrapassa a barreira social, mas também o fato do processo ser extremamente burocrático e lento o que desanima o sujeito que deseja ter seu registro civil, aquele que já está cansado de ser visto como ninguém, fato que potencializa seu desgaste emocional que o impede de lutar por uma identidade.
Fica evidente a necessidade do ser humano de ser visto como alguém. Logo é mister que o estado garanta acesso a cidadania por meio de auxilio a quem deseja tira-la porem não sabe como começar e como agir diante do processo. Além disso campanhas sobre a importância do registro civil nas escolas para que os jovens entendam a problemática da exclusão de alguém na sociedade, assim abrindo espaços para debates e o aumento da valorização dessa causa. Só assim conseguiremos diminuir está taxa e aumentar os cidadãos no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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