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Por Jhonyboy
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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do País, prevê em seu artigo 6° o direito a previdência social como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal apanágio não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o cenário quantitativo do envelhecimento, dificultando, deste modo, a universalização desse direito tão importante. Diante dessa perspectiva faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o descumprimento da constituição no que tange a previdência. Nesse sentido, tal problema vem permeando entre a sociedade e culminando numa série de implicações, como a pobreza extrema em idade avançada. Esse problema, segundo as ideias do filósofo John Lock, configura-se como uma violação do "Contrato Social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a previdência social, o que é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a falta de acesso aos postos de atendimento como impulsionador desse descumprimento da constituição. Diante de tal exposto, é notório que a população mais pobre não possui um modo viável para o acesso a previdência. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado, por intermédio de instituições e sindicatos especializados –atuando na fiscalização a viabilização dos direitos– a fim de assegurar o Direito Universal da previdência social. Assim, torna-se-á possível que todos tenham seus direitos atendidos para a construção de uma sociedade melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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